CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

Foto CM Palmela

Palmela entregou as primeiras casas da sua Estratégia Local de Habitação

7 de novembro de 2023

O Município de Palmela entregou oito casas em regime de arrendamento apoiado, que representam, na prática, o início da concretização da Estratégia Local de Habitação de Palmela. Acompanhado pela Vereadora responsável pelas áreas da Habitação Social e da Acção Social, o Presidente da Câmara, Álvaro Balseiro Amaro (CDU), visitou algumas das habitações e esteve com todas as famílias abrangidas, sublinhando o papel do lar como refúgio protector e centro da vida familiar, contributo indispensável para a dignidade, autoestima e felicidade.

Estas casas – uma em Águas de Moura, uma em Palmela, uma em Quinta do Anjo e cinco em Pinhal Novo – constituem o pacote inicial de fogos prontos para atribuir, na sequência da publicação, a 10 de Outubro, da primeira lista ordenada do concurso por inscrição para atribuição de habitações municipais em regime de arrendamento apoiado. Este concurso não tem prazo limite para apresentação de candidaturas, dando origem à publicação periódica de listas ordenadas por tipologia e pontuação. Até ao final do ano decorrerá ainda a entrega de mais um conjunto de habitações.



No âmbito da implementação da medida 1.1 da ELH (Aquisição de imóveis para reabilitação e atribuição em regime de arrendamento apoiado), já foram adquiridos 51 fogos habitacionais (a que acresce um a aguardar escritura) dos 101 previstos, encontrando-se a decorrer várias empreitadas de reabilitação, beneficiação e melhoria da eficiência energética.

Segundo o município do distrito de Setúbal e que integra a região da Grande Lisboa, “estão a ser executados projectos de arquitectura e especialidades para reabilitação de três imóveis no Centro Histórico de Palmela e para a construção de oito fogos no Cabeço Velhinho (Aires/Estação de Palmela), e está a decorrer concurso para projectos de arquitetura e especialidades com vista à reabilitação de um edifício em Águas de Moura e à construção de quatro edifícios (32 fogos) em lotes municipais em Aires, bem como o estudo prévio para a construção de um edifício de habitação colectiva em Águas de Moura.