
Corinthia Hotel Lisbon
Orion e Corinthia formam uma joint venture para adquirir o Corinthia Hotel Lisbon
A Orion Capital Managers anuncia hoje que formou uma joint venture com a Corinthia, através da qual a Orion irá adquirir uma participação de 72% no icónico hotel de cinco estrelas Corinthia Hotel Lisbon. O investimento marca a primeira aplicação de capital do Orion European Real Estate Fund VI, que tem como objectivo um fecho final de 1,5 mil milhões de euros.
Em comunicado, a Orion Capital Managers (“Orion”) avança que, através do fundo por si patrocinado Orion European Real Estate Fund VI, assinou o primeiro investimento do fundo ao celebrar um acordo-quadro com a International Hotel Investments Plc (“IHI”), proprietária do portefólio e da marca Corinthia Hotels Group, para adquirir e deter 72% do hotel de cinco estrelas Corinthia Hotel Lisbon, com 517 quartos.
A IHI, que actualmente detém 100% do activo, manterá uma participação de 28% na joint venture após a conclusão da operação, sendo que a sua subsidiária Corinthia Hotels Limited continuará a gerir e a operar o hotel.
O Corinthia Hotel Lisbon, o maior hotel de cinco estrelas da cidade, foi recentemente alvo de uma renovação completa, que incluiu a modernização dos seus 517 quartos, um spa com 3.000 m² e três restaurantes, preparados para servir de forma equilibrada os segmentos de negócios, lazer e MICE (reuniões, incentivos, congressos e exposições).
“Estamos muito satisfeitos por reforçar a nossa relação de longa data com a Corinthia através da aquisição de uma participação maioritária no emblemático Corinthia Lisbon. Esta transacção estruturada, sobre um activo de elevada qualidade, com desempenho financeiro comprovado e significativo potencial de valorização — impulsionado pela força do mercado hoteleiro de Lisboa e pela recente renovação — é um excelente exemplo das oportunidades que o Fundo VI procura no mercado actual”, salienta Rami Badr, Partner da Orion.
Já Simon Naudi, Director Executivo (CEO) da IHI, declarou: “Temos o prazer de dar as boas-vindas à Orion como parceiro estratégico e investidor maioritário no nosso hotel em Lisboa, no qual continuaremos a deter uma participação e a operar como um hotel Corinthia. Enquanto proprietários, promotores e operadores do portefólio Corinthia Hotels, consideramos este passo fundamental para libertar capital, apoiando os nossos objectivos de retorno para os accionistas e de crescimento global da marca”.
Este investimento marca a primeira aplicação de capital do Orion European Real Estate Fund VI, que tem como objectivo um fecho final de 1,5 mil milhões de euros. A aquisição reflecte a convicção da Orion no investimento em activos hoteleiros de elevada qualidade em cidades europeias prime, bem como em parcerias com marcas, proprietários e operadores de referência, com vista à criação de valor a longo prazo.
Comentando o Orion European Real Estate Fund VI, Aref Lahham, Founding Partner da Orion, afirmou: “O nosso mandato pan-europeu e transversal a sectores permite-nos identificar oportunidades numa ampla gama de áreas onde podemos gerar impacto significativo e capturar alpha. Ao longo dos últimos 27 anos, construímos uma sólida experiência em múltiplas classes de activos, o que nos permite estruturar e executar investimentos com bom valor, aproveitando diferentes ciclos sectoriais. Esta transacção reflecte essa filosofia, tirando partido da nossa experiência em hotelaria de luxo para concretizar um primeiro investimento forte para o Fundo VI.”
A transacção está sujeita a um conjunto de procedimentos necessários para a conclusão do financiamento e da transferência do hotel para a joint venture. O fecho da operação está previsto para o primeiro semestre de 2026.
De referir que Orion Capital Managers, LLP (“Orion”) é uma das principais sociedades europeias de private equity imobiliário, fundada em 1999. Com escritórios em Londres, Madrid, Milão e Paris, a Orion actua nos principais mercados europeus. Já a International Hotel Investments plc é uma promotora, investidora, proprietária e operadora de imóveis comerciais e residenciais a nível mundial, com especial enfoque no portefólio de luxo Corinthia Hotels.














