Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Oferta de hotéis à venda concentra-se em Lisboa, Porto, Algarve e Alentejo

Antigo Hotel Alentejano, no Rossio de Estremoz, à venda no Idealista

Oferta de hotéis à venda concentra-se em Lisboa, Porto, Algarve e Alentejo

26 de novembro de 2025

A hotelaria mantém-se como um dos segmentos mais dinâmicos do investimento imobiliário comercial em Portugal, impulsionada pela forte procura turística e por taxas de rentabilidade atractivas. Uma análise do idealista/data revela que cinco distritos concentram a maioria (ainda que escassa) dos hotéis actualmente à venda: Faro, Lisboa, Porto, Évora e Beja.
Nos últimos três meses terminados em Outubro, o Algarve liderou a oferta, com 24 unidades turísticas no mercado. Seguem-se Lisboa (20), Porto (19), Évora (9) e Beja (8).
Ao nível municipal, destacam-se três concelhos com maior número de imóveis turísticos disponíveis:
Porto, com 13 hotéis à venda;
Lisboa, com 10 unidades;
Faro, com 6, acompanhada por Lagos, igualmente com 6.
No restante distrito de Lisboa, Mafra (4) e Cascais (3) também surgem com oferta relevante. Já no Algarve, a disponibilidade está mais dispersa, englobando ainda Loulé, Tavira, Lagoa e Albufeira.
No Alentejo, a oferta também se distribui amplamente por vários concelhos. Em Évora, municípios como Estremoz (2) e Viana do Alentejo (2) superam a capital de distrito. Em Beja, Serpa (3) lidera a oferta local.
O levantamento confirma que os grandes centros urbanos e os destinos turísticos consolidados continuam a ser os principais polos de atracção para investidores nacionais e estrangeiros à procura de activos hoteleiros.