CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

Paisagismo Urbano Inteligente

NEC junta-se ao Centro de Investigação de Engenharia para Paisagismo Urbano Inteligente

14 de fevereiro de 2024

A NEC Corporation estabeleceu um acordo de colaboração com o Centro de Investigação de Engenharia para Paisagismo Urbano Inteligente (CS3), da Fundação Nacional de Ciência, sediado nos EUA. Esta é uma iniciativa liderada pela Universidade de Columbia que apoia o desenvolvimento de um ecossistema diversificado de aplicações para paisagismo urbano.

Estima-se que mais de metade da população mundial viva actualmente em zonas urbanas, que são compostas por paisagens urbanas que incluem ruas residenciais, passeios e espaços públicos. Estas áreas de alta densidade estão a transformar a forma como as pessoas vivem, trabalham, se deslocam e gerem as infraestruturas urbanas, o que deu origem a desafios que ameaçam a qualidade de vida, a segurança e a inclusão. Contudo, a recolha e análise eficazes de dados sobre a paisagem urbana, prometem dar contributos importantes para o bem-estar público.

O CS3 foi fundado no âmbito de uma subvenção de 26 milhões de dólares, feita pela Fundação Nacional de Ciência dos EUA (NSF)*, durante cinco anos, e que foi atribuída a uma equipa liderada pela Universidade de Columbia e que integra a Universidade Atlântica da Florida, a Universidade Rutgers, a Universidade da Florida Central e o Lehman College, com o objectivo de desenvolver um centro para Paisagismo Urbano Inteligente.

O CS3 está actualmente a apoiar o desenvolvimento de um ecossistema variado de aplicações de paisagismo urbano que se baseiam na detecção de dados híper locais em tempo real, e que podem ajudar a resolver os desafios enfrentados pelas comunidades urbanas.

Cidades inteligentes

A NEC tem uma presença global no sector das cidades inteligentes, incluindo a UE, a Índia e os EUA, e colabora com mais de 60 municípios no Japão, promovendo simultaneamente soluções de infraestrutura para mobilidade colaborativa, com recurso a conectividade 5G privada e tecnologias C-V2X, bem como soluções portáteis 5G privadas, que podem ser construídas rápida e temporariamente. Além disso, no que diz respeito à adaptação às alterações climáticas, a empresa promove o conceito de financiamento de adaptação, para prevenção e mitigação de catástrofes.

A NEC juntou-se ao Conselho Consultivo de Indústria do CS3 e irá aconselhar regularmente a liderança do centro sobre propostas de investigação e sobre o envolvimento da indústria, participar em actividades com a comunidade do CS3 e partes interessadas do governo e ajudar a avaliar propostas para testes-piloto externos. A NEC também participará, como mentora, no programa Startup Accelerator do CS3, que promove a descoberta de clientes e a validação de tecnologias em comunicação direta com as comunidades locais.

"As cidades do mundo inteiro estão a enfrentar muitos desafios semelhantes, tais como o impacto das alterações climáticas, a coordenação do tráfego e a manutenção de infraestruturas importantes. Estamos confiantes de que esta cooperação promoverá soluções para questões sociais a nível mundial, através dos efeitos sinérgicos das actividades do CS3 e da experiência e tecnologias da NEC", afirmou Yutaka Ukegawa, Vice-Presidente Executivo Corporativo e Presidente da Unidade de Negócios Transversais da NEC Corporation.

"Estamos muito entusiasmados com a parceria da NEC, uma empresa líder em inovação tecnológica cujo compromisso com o desenvolvimento de cidades inteligentes, priorizando a privacidade, a segurança e a justiça, está alinhado com nossos valores. A NEC será fundamental na definição da estratégia de investigação do CS3, na orientação de uma força de trabalho de paisagismo urbano inteligente globalmente competitiva e na facilitação de parcerias com diversas partes interessadas, para enfrentar os desafios do paisagismo urbano que sejam identificados pela comunidade", afirmou Andrew W. Smyth, Director e PI, NSF ERC para Paisagismo Urbano Inteligente e Professor Carleton de Engenharia Civil e Mecânica, na Universidade de Columbia.

A NEC e o CS3 continuarão a abordar os desafios do Paisagismo Urbano Inteligente através da colaboração com diversas organizações, contribuindo para o futuro da investigação e da inovação.

*NFS: A Fundação Nacional de Ciência dos EUA promove investigação fundamental em todos os domínios da ciência e da engenharia. A NSF apoia a investigação e as pessoas, fornecendo instalações, instrumentos e financiamento para apoiar o seu talento e manter os EUA como líder mundial em investigação e inovação.