CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Opinião

António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais

Mudança de paradigma: as exigências do amanhã na construção

12 de abril de 2024

Vivemos um quotidiano no qual enfrentamos diversos constrangimentos, que vão desde a escassez de recursos até às várias questões na dimensão ambiental, por isso só podemos pensar na sustentabilidade como uma pedra angular para a construção, um catalisador para a inovação. De dia para dia, os desafios parecem crescer exponencialmente e temos de ter a capacidade e a coragem de pensar em processos e mecanismos alternativos, capazes de dar resposta aos atuais problemas. A crise climática exige uma revisão das práticas. Mais do que uma questão de opção, trata-se de uma necessidade premente. Urge adotar tecnologias mais limpas e materiais mais sustentáveis. Desde a utilização de energias renováveis até ao design orientado para a eficiência energética, devemos integrar soluções que reduzam a nossa pegada de carbono no planeta.

A eficiência no uso dos recursos é essencial. Reciclar e reutilizar materiais de construção reduz os custos do sector como um todo e também ajuda na preservação dos recursos naturais finitos, que nos são tão essenciais. A implementação de práticas como a construção modular e a pré-fabricada agiliza os processos de construção, minimiza o desperdício e aumenta a produtividade. O Grupo Casais tem também sido pioneiro neste aspeto, com a experiência na utilização de um método de construção híbrido (que combina a madeira e o betão) bem como noutras soluções complementares que temos vindo a explorar.

Contudo, para a verdadeira mudança será necessário ir mais além e, por isso, é essencial educar e consciencializar todas as partes interessadas sobre os benefícios da construção sustentável. Todos os elementos da cadeia podem e devem  considerar-se envolvidos, desde os arquitetos e engenheiros até aos investidores e consumidores finais. Assumimos o nosso papel de líderes e temos promovido iniciativas que promovem a adoção de práticas sustentáveis na construção.

Na visão que temos para o futuro da construção, as edificações respondem às necessidades do presente, como também protejam o legado das gerações futuras. Como líderes no setor, temos a responsabilidade de garantir que as nossas obras resistem ao teste do tempo, tanto em termos de durabilidade quanto de impacto ambiental.

Como parte desse compromisso, o sistema de construção híbrida que adotamos é, por si só, uma abordagem inovadora que combina madeira e betão a nível estrutural, juntamente com fachadas pré-fabricadas modulares. Este sistema reduz a nossa pegada de carbono, mas também diminui os resíduos de construção, a poluição sonora no local e os prazos de entrega de obra. Está provado, resulta e é um caminho que queremos continuar a fazer, pensando sempre em aperfeiçoar e melhorar este sistema.




Olhando para o panorama global da construção, podemos antever desafios adicionais. A urbanização acelerada, especialmente em países em desenvolvimento, exigirá soluções de construção eficientes e sustentáveis para garantir o crescimento urbano ordenado e reduzir o impacto ambiental neste tipo de geografias.

Entendemos que o futuro da construção vai também além da tecnologia. Devemos considerar o contexto social e económico em que as nossas obras são inseridas. A habitação acessível é um ponto importante e a construção sustentável pode desempenhar um papel diferenciador. Ao integrar princípios de design universal e eficiência energética, podemos criar espaços habitacionais que são ecologicamente responsáveis, mas também acessíveis e confortáveis para todos.

A adoção de tecnologias como o BIM, a realidade virtual e inteligência artificial estão a otimizar os processos, a melhorar a colaboração e a aumentar a eficiência em toda a cadeia de valor da construção. No entanto, enfrentamos, naturalmente, desafios no setor.  É essencial investir em educação e formação para capacitar os profissionais do setor e promover uma cultura de inovação e sustentabilidade. Nas nossas empresas, estamos empenhados nisso mesmo. Investimos em diversos programas de formação para capacitar os nossos colaboradores, promovendo uma cultura de integração e inovação sólida em toda a organização.

Com o intuito de superar estes desafios, estamos também a considerar a importância da colaboração e de parcerias estratégicas. Trabalhar em conjunto com governos, organizações não governamentais e outras empresas do setor amplifica os nossos esforços e acelera a adoção de práticas sustentáveis em larga escala.

Assim, o futuro da construção é entusiasmante, mas também desafiante. Devemos abraçar a inovação e a sustentabilidade como pilares fundamentais do nosso trabalho. Ao fazê-lo, construiremos edifícios e infraestruturas mais duradouras, fiáveis e eficientes, e também deixaremos um legado mais positivo para as gerações futuras.

Eng. António Carlos Rodrigues - CEO do Grupo Casais

*Texto escrito segundo o novo Acordo Ortográfico