
Mercadona inaugura maior centro logístico da Península Ibérica em Almeirim
A Mercadona inaugurou na passada sexta-feira, 27 de junho, o seu novo Bloco Logístico em Almeirim, um investimento de 290 milhões de euros, que representa o maior centro da cadeia na Península Ibérica. A infraestrutura, construída com o envolvimento de mais de 700 empresas nacionais, criou 630 novos postos de trabalho e abastece actualmente 63 lojas em Portugal.
O novo bloco logístico ocupa 120.000 m² num terreno de 44 hectares e inclui armazéns de frio e secos, escritórios, e uma oficina de lojas. Desde 2022, o projecto envolveu também um investimento de 7,2 milhões de euros em formação, com 50 colaboradores promovidos a cargos de maior responsabilidade.
A aposta na sustentabilidade foi outro ponto forte do projecto: foram instalados 8.700 painéis solares, que fornecem 25% da energia consumida no local, e implementado um sistema de reutilização de água capaz de poupar 90 mil litros por dia. A infraestrutura integra também um sistema de captação de águas pluviais para preservar a linha de água da Ribeira do Falhão.
Com este novo centro, a Mercadona reforça a sua rede logística em Portugal, que já incluía o bloco da Póvoa de Varzim, inaugurado em 2019, e onde investiu 84,5 milhões de euros.
A cadeia espanhola conta com 1.000 colaboradores em logística em Portugal e uma rede ibérica de mais de 1.665 lojas abastecidas por 17 blocos logísticos, reafirmando o seu compromisso com eficiência, inovação e sustentabilidade no sector.