CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

Lisboa

Lisboa regista aumento de 6,3% nos preços das casas em 2023

14 de março de 2024

No final de 2023, os preços das casas em Lisboa apresentavam uma subida de 6,3% face ao período homólogo, revela a Confidencial Imobiliário no âmbito do Índice de Preços Residenciais apurado para a capital.

O aumento registado em 2023, medido pela taxa de variação homóloga no 4º trimestre do ano, pouco difere do crescimento de 7,1% observado em 2022 (-0,8 pontos percentuais), contrastando com o comportamento do agregado do país, onde se observou uma forte travagem na valorização. Recorde-se que os preços de venda das casas em Portugal Continental aumentaram 11,8% em 2023, desacelerando 6,9 pontos percentuais face ao aumento de 18,7% registado em 2022.

A manutenção da valorização de Lisboa em patamares idênticos entre 2022 e 2023 reflete a consistência do comportamento trimestral dos preços. Ao longo do ano passado, os preços na capital apresentaram subidas situadas entre 1,0% e 2,0%, uma tendência confirmada no 4º trimestre, quando a variação em cadeia se posicionou em 1,2%.

“O facto de Lisboa sustentar a subida de preços em níveis semelhantes num quadro que, no agregado nacional, é de forte abrandamento, sugere que o ciclo recente de valorização pode estar a esgotar-se. Nos últimos anos, o motor para o crescimento dos preços em Portugal foram os mercados mais baratos, especialmente os das periferias de Lisboa e Porto, os quais, tendo bases de valor baixas, observaram elevados níveis de valorização. Sucede que, em virtude desta trajetória, a margem para subir preços nestes mercados vai sendo progressivamente mais baixa e simultaneamente os concelhos mais caros, como Lisboa e Porto, estão a inverter a curva de desaceleração dos últimos anos”, explica Ricardo Guimarães, director da Confidencial Imobiliário.

Não obstante esta tendência, Lisboa terminou 2023 como um dos mercados da respectiva Área Metropolitana com menor índice de valorização. De entre os 18 concelhos da região monitorizados no âmbito do Índice de Preços Residenciais, apenas a Amadora registou uma subida menos robusta que Lisboa, observando um crescimento de 5,5% nos preços de venda em 2023. A valorização na região foi liderada pelo concelho do Montijo, onde a subida de preços em 2023 se situou em 22,1%.

Em 2023, os preços apurados para a média das transações em Lisboa atingiram os 4.865 euros/m2, de acordo com o SIR - Sistema de Informação Residencial.