CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

Saint-Gobain Glass - ORAÉ®

Lançado o primeiro vidro com a mais baixa pegada de carbono do mundo

18 de novembro de 2022

Saint-Gobain Glass lança ORAÉ®, um novo vidro base com a pegada de carbono mais baixa do mundo. ORAÉ® tem uma pegada de carbono estimada de apenas 7 kg CO2 eq./m2 (para uma espessura de 4 mm), uma redução de aproximadamente 40% em relação à  produção de vidro base das linhas Saint-Gobain na Europa. Esta conquista da Saint-Gobain Glass é o culminar de um grande esforço de I&D, juntamente com a excelência de sua equipa industrial. Durante o primeiro semestre de 2022 foram realizadas várias campanhas que aliam a utilização de energia eléctrica de fontes renováveis e um elevado teor de vidro reciclado é o“ casco (cerca de 70%, dos quais 55% de origem externa). 

Tudo isso foi possí­vel graças às iniciativas de reciclagem implementadas pela Saint-Gobain Glass em toda a Europa, que permitem aumentar a quantidade declarada como conteúdo reciclado, de acordo com a ISO 14021:1999, sem afectar a proporço de casco usado na produção regular. Como resultado de todas essas etapas, a Saint-Gobain Glass conseguiu reduzir a pegada de carbono do seu vidro base transparente sem comprometer o desempenho técnico, a qualidade ou a estética dos seus produtos. A Saint-Gobain Glass Portugal integrará o novo vidro base com baixa pegada de carbono ORAÉ® no seu portefólio de soluções, começando pelo vidro de controlo solar COOL-LITE® XTREME. 


Carré des Invalides - Paris


O COOL-LITE® XTREME foi escolhido como a primeira aplicaço ORAÉ®, graças à sua avançada tecnologia de revestimento que reduz drasticamente as emissões de gases de efeito estufa causadas pelo consumo de refrigeração, aquecimento e iluminação nos edifícios. COOL-LITE® XTREME ORAÉ® representa a combinação perfeita de desempenho e sustentabilidade, reduzindo tanto a pegada de carbono operacional como a incorporada. Para cada projeto em que o COOL-LITE® XTREME ORAÉ® for escolhido, o vidro base ORAÉ® estará disponí­vel para fabricar com este substrato todos os vidros que compõem as unidades isolantes da fachada. Para garantir o fornecimento de vidro de baixa pegada de carbono ORAÉ®, a SaintGobain Glass realizou com sucesso campanhas de produção em três países - França, Espanha e Alemanha - e já planeou novos produtos ORAÉ® para integrar na sua carta de serviço.