
IHG reforça aposta no luxo em Portugal com novo hotel Vignette Collection em Braga
A IHG Hotels & Resorts, um dos maiores grupos hoteleiros do mundo, vai reforçar a sua presença no segmento de luxo e lifestyle em Portugal com a abertura do Esperança Hotel, Vignette Collection, em Braga. O novo projecto integra a expansão da marca Vignette Collection no país, elevando para seis o número de unidades da insígnia entre hotéis em operação e em desenvolvimento.
Localizado no centro histórico de Braga, o hotel contará com 58 quartos e nascerá da reabilitação de dois edifícios existentes, numa aposta que alia património, autenticidade e hospitalidade premium. A propriedade pertence à Hotel Janes LDA, liderada por Luciana Borges, e será gerida pela Amazing Evolution, estando a abertura prevista para Setembro de 2026.
O Esperança Hotel junta-se assim a outras unidades da marca em Portugal, como o Convent Square Lisbon, Vignette Collection, a Casa da Companhia Hotel & Spa, no Porto, e o recentemente inaugurado Onyria Marinha Cascais, consolidando o crescimento da marca no mercado nacional.
Segundo Willemijn Geels, Vice-Presidente de Desenvolvimento para a Europa da IHG Hotels & Resorts, Portugal continua a assumir-se como um mercado estratégico para o grupo. “Braga é um destino fantástico para acolher este novo hotel dentro do nosso crescente portefólio de propriedades únicas e de elevada qualidade”, afirma.
A responsável destaca ainda que a Vignette Collection tem registado forte adesão junto de proprietários que procuram manter a identidade própria dos seus hotéis, beneficiando simultaneamente da dimensão global e da estrutura operacional da IHG.
Para Luciana Borges, CEO da Hotel Janes LDA, o projecto pretende reflectir a autenticidade da cidade minhota e valorizar o carácter histórico e cultural de Braga. “A melhor forma de criar algo memorável é preservar o carácter único do destino”, sublinha.
Lançada em 2021, a Vignette Collection tem vindo a afirmar-se como uma das marcas de crescimento mais rápido da IHG no segmento luxury & lifestyle. Em apenas quatro anos, a insígnia já ultrapassou metade do objectivo traçado para a primeira década: alcançar 100 hotéis até 2030.
Actualmente, a marca conta com seis hotéis abertos e 17 em desenvolvimento na Europa, reforçando a aposta em projectos diferenciadores, ligados à identidade local, sustentabilidade e experiências personalizadas.


















