CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Hotéis à venda em Portugal: Oferta cai 24% no início de 2024

13 de março de 2024

Existem 136 imóveis com licença turística disponíveis para venda em Portugal. Segundo o idealista verificou-se uma redução de 24% na quantidade de estabelecimentos turísticos à venda no Idealista em Fevereiro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. É em Faro, Porto e Lisboa onde a oferta é maior.

Já em 2023 o desinvestimento em imóveis turísticos recuou, uma tendência que ganhou força no início deste ano, quando foram contabilizados 136 estabelecimentos turísticos à venda no nosso país no passado mês de fevereiro. Este número representa uma descida de 24% face a fevereiro do ano passado.

Estes edifícios turísticos à venda no início de 2024 concentram-se, sobretudo, nos distritos de Faro (26 unidades), Porto (19) e Lisboa (16). Também se podem encontrar mais de cinco estabelecimentos turísticos no mercado de Setúbal, Portalegre, Braga e Viseu, mostram os mesmos dados do idealista/data. Já na Guarda e em Castelo Branco foi registado apenas um empreendimento turístico no mercado nesse mês.

Edifícios turísticos para venda caem em 11 distritos e ilhas

O que também salta à vista é que houve uma redução do stock de alojamentos turísticos em 11 dos 20 distritos e ilhas analisados entre Fevereiro de 2024 e o mesmo mês do ano anterior, com as maiores quedas a serem registadas precisamente em Lisboa (-14 unidades), Faro (-11), Coimbra (-7) e Viseu (-6). Já em Portalegre, Leiria e Bragança estão à venda exatamente o mesmo número de edifícios turísticos entre esses dois momentos.

Pelo contrário, houve um aumento de oferta de estabelecimentos hoteleiros em seis distritos e ilhas. O maior aumento foi registado em Beja, já que no ano passado não havia qualquer unidade à venda para agora ter cinco edifícios no mercado deste tipo. Também Viana do Castelo e na ilha de São Miguel o número de alojamentos turísticos no mercado subiu de três para cinco neste período. Com apenas mais uma unidade turística no mercado do que no ano passado está Setúbal, Évora e Guarda.