
Grupo Joom reforça presença em Portugal
O Grupo Joom, um grupo internacional de empresas de comércio electrónico, que nasceu em Riga, na Letónia, inaugurou oficialmente a sua nova sede global em Lisboa, reforçando o seu compromisso de longo prazo com Portugal.
Com esta acção, a empresa também revelou a sua nova visão de "Melhorar o comércio global através da tecnologia", adianta Ilya Shirokov, CEO e fundador do Joom Group, que sublinha: "Tudo o que fazemos nas nossas empresas tem como objectivo contribuir verdadeiramente para o comércio global. Estabelecer a nossa sede mundial em Lisboa é um passo lógico. Portugal é o local onde o comércio global começou. Acreditamos que Portugal sempre foi e continua a ser um dos locais estrategicamente mais importantes para o comércio. Deve, por isso, voltar a ser o posto avançado do comércio global."
Um regresso às raízes do comércio mundial
Para a Joom, Portugal é mais do que apenas uma sede - é um símbolo. "Queremos levar o comércio global para a era digital a partir do mesmo Portugal que deu início ao comércio global tal como o conhecemos, há cerca de 500 anos. Graças à descoberta das rotas marítimas para África, Ásia e Brasil, Portugal transformou radicalmente não só o comércio global, mas o próprio mundo."
O Joom Group foi fundado há nove anos em Riga, na Letónia, como um Marketplace europeu. No dia 1 de junho, a empresa celebrará o seu nono aniversário nos escritórios que tem espalhados por todo o mundo.
Desde o seu lançamento, a Joom transformou-se num ecossistema global de empresas de comércio electrónico, com escritórios na China, Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Letónia e agora Portugal.
Actualmente, o Joom Group inclui três actividades principais:
Joom, uma plataforma online para compras de todo o mundo que ajuda os consumidores a tornar o processo de compra mais fácil e divertido.
JoomPro, solução tecnológica chave-na-mão para a importação B2B de produtos da China. Actualmente a JoomPro está presente no Brasil e no México.
JoomPulse, uma plataforma de dados que fornece análises e recomendações para vendedores em marketplaces.
A consultora imobiliária Savills teve um papel fundamental na transição da Joom para o novo espaço de escritórios, supervisionando a selecção e a adaptação do edifício às necessidades da empresa.
O novo espaço, com mais de 2.000 metros quadrados, reflecte o ADN criativo e tecnológico da empresa, privilegiando ambientes colaborativos, flexíveis e inspiradores - elementos essenciais para as empresas que lideram a transformação digital.
A nova sede da Joom incorpora uma filosofia de trabalho acolhedora e disruptiva. O escritório destaca-se pelo seu estilo único, com paredes cobertas de arte urbana, um barista residente disponível para funcionários e visitantes e uma das decisões mais ousadas da empresa: não existe uma área de recepção tradicional já que a empresa acredita que uma recepção cria uma barreira entre a empresa e os seus visitantes.