Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Centro Logístico Garland Valadares Vila Nova de Gaia

Centro Logístico Garland Valadares Vila Nova de Gaia

Garcia Garcia ultrapassa 110 milhões de euros de facturação registando crescimento de 46%

14 de abril de 2023

A Garcia Garcia, construtora nacional especializada no design and build de edifícios industriais, logísticos, comerciais, residenciais e hoteleiros, finalizou 2022 com uma faturação de 110,4 milhões de euros, um crescimento de 46% face a 2021, o que faz deste o melhor ano de sempre da construtora nacional.

A empresa que, no ano passado, assinou projetos para empresas como Garland, BorgWarner, Lingote, WEG ou B&B Hotels, continua a atrair investimento directo estrangeiro, uma parte significativa da sua carteira de projectos e que tem gerado a criação de novos postos de trabalho.

Após o abrandamento verificado em 2020, em função do contexto pandémico, a empresa regista já um crescimento acumulado de 35,5% nos últimos dois anos.

A especialização na área industrial e logística, que representou 80% dos projectos realizados em 2022, garantiu à Garcia Garcia o reconhecimento como parceiro seguro por parte de empresas nacionais e internacionais que investem em Portugal. Em evidência projectos como o novo centro logístico da Garland em Valadares, Vila Nova de Gaia; a nova unidade industrial em Portugal da BorgWarner no Parque Industrial de Lanheses, em Viana do Castelo; a nova unidade industrial da Lingote em Fafe ou ainda a nova unidade industrial da WEG em Santo Tirso. Por outro lado, a construção residencial e hospitality e o setor do retalho foram responsáveis por 15% e 5%, respectivamente, do total de empreitadas executadas. Outro destaque do ano passado foi a inauguração do novo edifício sede da Garcia, em Santo Tirso, localizado na antiga Fábrica Arco Têxtil.


Parque Empresarial da Ermida Santo Tirso

Ampliação de parque empresarial da Ermida

Para 2023, a Garcia Garcia tem em curso projectos em diferentes áreas, destacando-se o investimento na ampliação do Parque Empresarial da Ermida, em Santo Tirso, do qual é proprietária. O projecto de expansão, actualmente em curso, irá aumentar em 36 hectares a área industrial do Parque, que ficará com uma área total de 110 hectares. Salientar que o Parque Industrial da Ermida é a morada de várias empresas relevantes como a AIRBUS; a FINIECO; a WEG; a Casfil ou o Centro Logístico do Lidl Portugal.

"Não obstante as perspectivas menos animadoras para a economia em geral e da tendência de abrandamento, acreditamos num ano de 2023 globalmente positivo. Estamos a desenvolver projetos em várias áreas, desde a logística, passando pela indústria, residencial e hospitality. O mercado privado, onde encontramos espaço, reconhece-nos competência e credibilidade. E é aqui que acreditamos que poderemos encontrar oportunidades que nos permitam estar em contraciclo com os cenários traçados.", refere Miguel Garcia, administrador da empresa.