
Junta de Freguesia de Benfica
Freguesia de Benfica vai ter mais 50 apartamentos de renda acessível
Já arrancaram as obras de construção de um novo edifício habitacional para arrendamento acessível, que irá disponibilizar 50 apartamentos de tipologias entre T1 e T3, no Calhariz de Benfica, em Lisboa.
De acordo com a Junta de Freguesia de Benfica, a execução da obra prevê o recurso a construção modular, com a instalação de módulos de betão, pré-fabricados, que vão dar corpo ao novo edifício.
O projecto está a ser erguido num terreno até agora devoluto, cedido pela Câmara Municipal de Lisboa - CML, junto à nova Residência Universitária do Calhariz de Benfica e à estação da CP.
A intervenção representa um investimento próximo dos 6 milhões de euros, financiado na totalidade pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e integra-se no regime de Renda Acessível, contribuindo para dar resposta à crescente necessidade de habitação a preços comportáveis em Lisboa.
Actualmente, está já também em fase adiantada de construção um outro edifício, com 18 apartamentos, nas traseiras da Avenida Gomes Pereira, também com recurso a módulos produzidos em fábrica, que permitem acelerar o tempo de execução da obra.
"Até 2026, serão atribuídas mais 106 habitações para arrendamento acessível no Bairro de Benfica. Só este ano, já foram entregues 27 casas, e o objetivo é chegar às 50 até ao final de 2025. Trata-se do maior investimento de sempre em habitação realizado por uma Junta de Freguesia — 69 milhões de euros — com 272 habitações candidatas ao programa 1.º Direito (IHRU)", lê-se no comunicado.













