CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

Atelier DRK optou por uma arquitectura evolutiva e adaptável na casa inStone da Guarda

16 de agosto de 2021

O atelier de arquitectura DRK, descobriu paredes estruturais, em alvenaria de pedra, num edificio dos anos 70, na Guarda. A impossibilidade da sua remoção, transfornou o projecto numa aliança entre a tradição e o moderno. 

"Num edifício do início da década de setenta encontrámos um apartamento descaracterizado, demasiado compartimentado e com pouca iluminação natural. O desafio era introduzir uma linguagem contemporânea garantindo o conforto do habitar moderno e um custo controlado", explica o arquitecto Diogo Almeida, responsável pelo projecto e do  atelier DRK.

Num trabalho de minúcia e detalhe, muito condicionado pela área disponível, foram desmontadas paredes divisórias e introduzidos elementos orientadores do espaço, trazendo uma nova distribuição e maior fluidez entre espaços. "A 'descoberta' de paredes estruturais, em alvenaria de pedra, e a impossibilidade da sua remoção, trouxe um problema!.. transformado em solução, mantendo a pedra à vista, ficou vincado o carácter do espaço, garantindo-lhe a sua singularidade e exclusividade muito próprias", revela.

A equipa do atelier DRK, explorou a ideia de Arquitectura evolutiva e adaptável, incorporando a flexibilidade no acto de pensamento e concepção, introduziram-se conceitos adequados às diferentes exigências da apropriação do espaço, permitindo viver um corredor como escritório ou transformar um espaço de leitura em quarto de visitas. O cuidado do trabalhar da luz, como elemento modelador do espaço, e a selecção de revestimentos naturais, elevam a pedra e garantem a elegância e a distinção dos diferentes ambientes, tornando únicas a vivência deste espaço.

Ficha Técnica:

Nome do Projecto: inStone

Atelier de Arquitectura: Atelier DRK

Arquitecto responsável : Diogo Almeida

Website: www.drk.pt

Localização: Guarda - Portugal

Ano de conclusão da obra: 2020

Área total construída (m2):  90m2

Fotógrafo: Ivo Tavares Studio

Website : www.ivotavares.net