CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Comprar casa em Lisboa apresentou um preço médio de 4.730 euros em Março

11 de abril de 2024

Preços médios da habitação estabilizam no primeiro trimestre. Lisboa continua a ser a região mais cara do país para comprar casa, com um preço médio de 4.730 euros em Março, revela um estudo sobre os dados imobiliários relativos ao primeiro trimestre de 2024 elaborado pelo Doutor, especialista em finanças pessoais, em conjunto com a Alfredo, uma plataforma de Inteligência Artificial que recolhe dados do setor imobiliário.

“O índice de preços da Alfredo é uma ferramenta fundamental para todos os que pensam comprar ou vender casa. Com estes dados, é possível perceber os preços que estão realmente a ser praticados no mercado, já que o índice apresenta os valores das transações reais. Ao aceder a esta informação, estaremos muito mais preparados para o processo de negociação”, refere Sérgio Cardoso, administrador com o pelouro da Academia Doutor Finanças.

O preço médio dos imóveis em Portugal fixou-se em 2.312 euros por metro quadrado em março, segundo os dados da Alfredo, o que traduz uma queda de 0,8% em relação à média do final do ano passado. Esta variação vem no seguimento da subida de 5,9% entre Setembro e Dezembro, e de 4,8% nos três meses anteriores.

O decréscimo de preços nestes três meses foi acompanhado de um aumento da oferta de imóveis disponíveis. Em Março, havia 186.211 casas disponíveis para venda, mais 7,5% do que em Dezembro (173.293 imóveis).

Março prolonga desaceleração do crescimento dos preços das casas

O preço dos imóveis residenciais nas 20 regiões analisadas, no mês de março, subiu 0,1% face a fevereiro e 6,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. Esta variação homóloga mostra que o crescimento de preços tem vindo a desacelerar ao longo deste ano, uma vez que em janeiro e fevereiro, a subida anual foi de 8,6% e 7,1%.

Em Março, os imóveis residenciais foram transacionados a um valor médio de 2.312 euros por metro quadrado, apenas mais três euros do que em Fevereiro (2.309 euros) e menos 18 euros do que em Dezembro (2.330 euros). Já em relação a Março de 2023, o preço médio está 229 euros mais elevado.