CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Foto Alves Gaspar - Wikimedia

Fotos cortesia Blog Lagoa de Albufeira

Câmara de Sesimbra vai reabilitar refúgio do rei Dom Carlos

27 de outubro de 2022

"O pequeno, modesto prédio da casa real, de um só pavimento ao rés-do-chão, fica à beira do Lago, na solidão da Charneca. A paisagem é de uma grande melancolia, simpática, de um encanto profundamente penetrante. A água tranquila da grande lagoa, o áspero aspecto da charneca, a grande solidão, a planície, o profundo silêncio, infundem uma pacificação e um sentimento de serenidade infalível."- Era assim que Ramalho Ortigão descrevia a Casa do Infantado, onde outrora o Rei D. Carlos passava largos tempos a observar a natureza da Lagoa de Albufeira.


Reprodução de como seria a Casa


Falecido o monarca, derrubada a monarquia, décadas se passaram sem que o imóvel fosse alvo de conservação e restauro. O resultado é uma ruína que, agora a autarquia de Sesimbra se propõe reabilitar.

O acordo que transfere as competências de gestão para a Câmara Municipal de Sesimbra, por um prazo de 50 anos, do imóvel conhecido por Casa do Infantado, na Lagoa e Albufeira, foi assinado no dia 25, nos Paços do Concelho, pelo presidente do município, Francisco Jesus (PCP/PV), e a  Direcção-geral do Tesouro e Finanças, que tutelava o imóvel.

A autarquia do distrito de Setúbal prevê a ali a “instalação de um centro de recursos multidisciplinares, ou a sede da futura Área Protegida de Âmbito Local da Lagoa de Albufeira», referiu o autarca.


Lagoa de Albufeira - Foto CM de Sesimbra


Para além de recuperar um edifício com história – o imóvel foi mandado construir no século XIX, pelo rei D. Pedro V, tio de Dom Carlos - , o projecto de valorização “vai contribuir para qualificar da margem da Lagoa e para a promoção dos valores ambientais desta zona, especialmente da Lagoa Pequena, onde a autarquia tem vindo a desenvolver, desde 2006, uma colaboração com o ICNF e com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, que tem sido essencial para a proteção e conservação desta área.

A Lagoa de Albufeira está classificada desde 2006 como Sítio Ramsar da Lista de Zonas Húmidas de Importância Internacional. Integra, desde 1987, a Reserva Ecológica Nacional, sendo uma zona de protecção especial de aves.