CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Betão Verdi Zero da Secil eleito produto do ano

1 de fevereiro de 2023

O betão Verdi Zero, da Secil, foi eleito produto do ano na categoria de ‘Produtos Sustentáveis’, da ConsumerChoice – Centro de Avaliação de Satisfação do Consumidor, foi hoje anunciado.

O produto foi a grande inovação apresentada pela Secil ao mercado em 2022, dado ser “o primeiro betão neutro em carbono de Portugal e vem ao encontro dos objetivos para atingir a neutralidade carbónica da indústria cimenteira em 2050 e da necessária descarbonização do sector da construção”, sublinha a cimenteira num comunicado hoje divulgado.

“O betão é essencial à nossa sociedade e as suas propriedades únicas fazem com que seja um material de construção de eleição”, acrescenta a empresa, que diz ainda que “72% dos inquiridos consideraram ainda que este produto inovador o diferencia dos seus concorrentes”.



Com este novo produto, por si desenvolvido, a SECIL dá “um grande passo na construção de um futuro mais verde, com edifícios e infraestruturas mais sustentáveis e com menor impacto no meio ambiente, estando igualmente em sintonia com os compromissos assumidos para reduzir as emissões de CO₂ no sector.

O produto, segundo a empresa pertencente ao Grupo Semapa da família Queiroz Pereira,possui “exactamente as mesmas características de resistência e durabilidade do betão tradicional, utiliza matérias-primas que promovem a economia circular, através de incorporação de resíduos reciclados, o que pressupõe uma menor utilização de recursos naturais”.

O Grupo Secil consolidou-se em Portugal, donde nasceu “e expandiu-se nas últimas duas décadas para outros mercados. Actualmente opera três fábricas de cimento em Portugal (Outão, Maceira e Pataias) e está presente no exterior em Angola, na Tunísia, no Líbano, em Cabo Verde, Espanha, Holanda e Brasil”.

Através destas oito fábricas de cimento e da presença em oito países e quatro continentes, o Grupo Secil garante uma capacidade anual de produção de cimento superior a 9,75 milhões de toneladas.