Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Banco de Investimento brasileiro aposta no imobiliário em Portugal

 

Banco de Investimento brasileiro aposta no imobiliário em Portugal

 

Banco de Investimento brasileiro aposta no imobiliário em Portugal

 

Banco de Investimento brasileiro aposta no imobiliário em Portugal

29 de abril de 2022

Não são só os assalariados e as classes altas brasileiras que procuram Portugal para trabalhar ou residir. Há muito que importantes grupos do país-irmão escrutinam o mercado para aqui investir. O caso mais recente é o BTG Pactual, com sede em São Paulo.

O BTG Pactual (Banking and Trading Group Pactual) é um banco de investimento brasileiro, com 40 anos de existência, especializado em capital de investimento e capital de risco, administração de fundos de investimento e gestão de activos.

No Brasil, a área imobiliária do BTG Pactual tem sob gestão um património de 2,9 mil milhões de euros e se a isto se somar o valor de Real Estate em toda a América Latina, então esse montante ascende a “21 bilhões de Reais” (segundo a imprensa brasileira), o equivalente a 4 mil milhões de euros.

Segundo confidenciou ao portal económico brasileiro NeoFeed Michel Wurman, responsável pela área de real estate do BTG Pactual, “até o fim do ano teremos 300 milhões de euros sob gestão em Portugal.

A primeira compra concretizada e em andamento de obra de reabilitação é o hotel Eden, no Estoril em fase de conclusão. O responsável pela área imobiliária do banco de investimento brasileiro afirma porém que, em breve, estarão no mercado de shopping centers.

 

O renovado Hotel Eden, no Estoril

Segundo aquele gestor, o Hotel Eden, no Estoril. “É um lugar emblemático”. “É um trophy asset” – sublinha. O prédio, de 12 pisos, será “um misto entre hotel e residências com serviços hoteleiros” e será gerido por uma cadeia hoteleira seleccionada. O investimento, ainda segundo o gestor, ascende a 100 milhões de euros. No total, são 40 quartos de hotel e 20 residenciais com cerca de 200 m2 cada e que custarão ao redor de 4 milhões de euros.

No mercado do Retail, o gestor das área imobiliária do BTG Pactual não abre tanto o jogo, mas refere que os alvos são “shoppings de médio porte, entre 12 mil e 25 mil metros quadrados de ABL (área bruta locável), em cidades médias” portuguesas. No entanto é provável que o primeiro elo dessa cadeia de shoppings que o BTG pretende montar em Portugal comece mesmo pela área do Grande Porto. Não irá sozinho nesta exploração do mercado de Retail nacional: “Estamos com um dos ícones do mercado de shopping center do Brasil connosco nesse projecto”,  adianta Michel Wurman.

“A estratégia do banco é criar um movimento de consolidação, em Portugal, chegando a mais de 10 shoppings” – revelou ainda àquele portal.