
BCE mantém juros nos 2%
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje manter as taxas de juro nos 2%, na primeira reunião do ano, pela quinta vez consecutiva, como era esperado pelos mercados e pelos analistas.
"A avaliação actualizada reafirma que a inflação deverá estabilizar na meta de 2% a médio prazo", lê-se no comunicado divulgado hoje.
O banco central considera que a economia se mantém "resiliente num contexto global desafiador", numa altura em que "o baixo desemprego, os sólidos balanços do sector privado, a implementação gradual da despesa pública em defesa e infraestruturas e os efeitos positivos dos cortes anteriores nas taxas de juro sustentam o crescimento".
Analistas antecipam um possível corte na próxima reunião, em Março
"Ao mesmo tempo, as perspectivas continuam incertas, devido, em particular, à persistente incerteza em matéria de política comercial global e às tensões geopolíticas", lê-se na decisão de política monetária divulgada hoje.
Com esta decisão, as taxas de juros da linha de depósito, das principais operações de refinanciamento e da linha de crédito marginal permanecerão em 2,00%, 2,15% e 2,40%, respectivamente.
Esta é a quinta reunião consecutiva em que o BCE não mexe nas taxas directoras, mas analistas antecipam um possível corte na próxima reunião, em Março.
Lusa/DI













