O Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje reduzir as suas três taxas de juro directoras em 25 pontos base
presidente do Banco Central Europeu disse hoje acreditar que as taxas Euribor, que servem de referência aos créditos à habitação em países como Portugal, continuem a baixar.
A taxa de juro média das novas operações de crédito à habitação diminuiu 0,05 pontos percentuais em Julho. Portugal tem a sétima taxa de juro média mais baixa, igualando a média da área do euro.
A taxa anual de inflação na zona euro caiu, em Junho, para 2,5%, menos de metade dos 5,5% registados no mesmo mês de 2023.
A prestação da casa paga ao banco vai baixar em Julho em todos os prazos, com a maior descida a ocorrer nos contratos indexados à Euribor a 12 meses.
A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação diminuiu pelo quarto mês consecutivo, para 4,556% em Maio.
Os juros representaram, em Abril, 61% da prestação média do crédito à habitação, face a 48% em Abril de 2023, apesar de a taxa de juro implícita ter descido pelo terceiro mês consecutivo - INE
A prestação média mensal do crédito à habitação baixou em Março para 423 euros, naquela que foi a primeira redução desde Dezembro de 2021, segundo dados do Banco de Portugal.
A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação diminuiu pelo segundo mês consecutivo, para 4,613% em Março de 2024.
O vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, disse hoje no Parlamento Europeu que o banco central fará em Junho um corte das taxas de juro se a evolução dos dados continuar a mostrar uma melhoria da inflação.