O Banco de Portugal passa a partir de hoje a fiscalizar a venda de créditos malparado pelos bancos a empresas não financeiras.
As renegociações de crédito à habitação desceram em Outubro para 507 milhões de euros, na primeira descida em cadeia desde Junho.
A garantia pública no crédito à habitação atribuída a jovens até aos 35 anos representou 25,9% do total de empréstimos para compra de casa entre Janeiro e Outubro.
O ‘stock’ de empréstimos para habitação acelerou em Outubro pelo 22.º mês consecutivo, com um aumento homólogo de 9,4% - diz o Banco de Portugal
A plataforma tecnológica da Finsolutia, destinada a intermediários de crédito, consolidou a sua posição como líder ao oferecer a única ligação directa e bidireccional, em tempo real.
A taxa de juro do crédito à habitação caiu para 3,180% em Outubro, menos 4,8 pontos face a Setembro e já 147,7% abaixo do pico registado em Janeiro, segundo o INE.
A taxa de juro média das novas operações de crédito à habitação, que incluem renegociações, diminuiu em Setembro pelo oitavo mês consecutivo, para 2,84%.
O Banco Central Europeu manteve inalteradas as taxas directoras pela terceira reunião consecutiva.
Os jovens até 35 anos utilizaram 40,3% das garantias públicas para compra de casa, correspondendo a 25,3% do crédito à habitação contratado até Setembro.
Desenvolvido em Portugal, o sistema acompanha todas as etapas do ciclo de crédito — da recepção do pedido à formalização contratual.