Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
HaierJPS Group 2024Porta da Frente
Habitação
Avaliação bancária da habitação sobe 17,2% em Fevereiro face a um ano atrás

Foto de Drazen Zigic em Freepik

Avaliação bancária da habitação sobe 17,2% em Fevereiro face a um ano atrás

25 de março de 2026

O valor mediano de avaliação bancária da habitação fixou-se em 2.122 euros por metro quadrado em Fevereiro de 2026, um aumento de 17,2% face ao mesmo mês do ano anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística.

Em termos mensais, o valor subiu 0,8% (mais 17 euros por metro quadrado), com destaque para a Península de Setúbal, que registou o maior aumento (+1,9%), enquanto a Madeira foi a única região com ligeira descida.


Apartamentos lideram subida

Nos apartamentos, o valor mediano atingiu 2.478 euros por metro quadrado, reflectindo um crescimento homólogo de 21,9%. A Grande Lisboa (3.298 euros/m²) e o Algarve (2.856 euros/m²) apresentaram os valores mais elevados, enquanto o Centro e o Alentejo registaram os mais baixos.


Imagem INE


Moradias com subida mais moderada

Nas moradias, o valor mediano foi de 1.529 euros por metro quadrado, correspondendo a um aumento de 13,5% em termos homólogos. Tal como nos apartamentos, os preços mais elevados verificaram-se na Grande Lisboa e no Algarve.


Menos avaliações realizadas

Em Fevereiro foram realizadas cerca de 29,6 mil avaliações bancárias, menos 5,4% face ao mês anterior e menos 15,6% em termos homólogos.

Os dados indicam uma continuidade da valorização da habitação, embora com uma ligeira desaceleração face ao mês anterior, num contexto de menor número de avaliações associadas a pedidos de crédito.