CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Athena Commercial quer concretizar 100 M€ de investimento no primeiro ano de actividade

18 de março de 2024

A Athena Advisers, consultora internacional vocacionada para o sector residencial premium, está a reforçar a sua actividade na área de investimento de imobiliário comercial com o lançamento da marca Athena Commercial.

Detida a 100% pela Athena Advisers, a nova marca irá focar-se em transacções de imobiliário comercial de rendimento e produtos para desenvolvimento, centrando a sua atenção na actividade de fundos de investimento, investidores privados e family offices nacionais e estrangeiros.

A Athena Commercial será totalmente direccionada para a transacção de activos comerciais e estima que esta actividade represente 50% do seu volume de negócios anual já em 2024, tendo em curso um conjunto de negociações que deverá fechar ainda este ano e que poderão resultar num valor de investimento agregado superior a 100 Milhões de euros.

“O fortalecimento da actividade da Athena no sector comercial foi um passo natural, pois notamos nos nossos clientes de residencial um crescente interesse em diversificarem a sua carteira de activos”, refere David Moura-George, director geral da Athena Advisers em Portugal.

Acrecentando: “E nós estamos numa posição privilegiada para o fazer, pois sendo uma consultora vocacionada para o mercado estrangeiro e que trabalha em rede com todos os seus escritórios, conhecemos muito bem o circuito internacional e temos acesso a um conjunto diversificado e alargado de investidores, com ‘tickets’ que podem ir dos 2 milhões aos 50 milhões de euros. Já se tornou habitual que um cliente que comprou connosco um chalé nos Alpes ou uma casa em Lisboa, queira depois aumentar o seu portefólio com activos comerciais, normalmente localizados em Portugal”




Em 2023, 27% da sua facturação total foi proveniente desta actividade. Em 2024, a empresa quer que 50% do seu volume de negócios tenha origem no negócio comercial, sendo sua intenção manter este equilíbrio ao longo dos próximos anos.

Na área da hotelaria, a Athena Commercial está a negociar a compra de um imóvel no Porto que deverá ser convertido em hotel, bem como a transacção de uma unidade hoteleira na margem Sul de Lisboa. Em cima da mesa está também a aquisição de um terreno para a implementação de uma escola internacional na Grande Lisboa e a compra de terrenos na Ericeira para o desenvolvimento de um projecto de uso misto.


Como poderá ser 2024?

“Acreditamos que o ano de 2024 será ´muito positivo para a actividade de investimento de imobiliário comercial no mercado português. Apesar de alguns desafios decorrentes da actual conjuntura nacional e internacional, a resiliência da economia nacional, o crescimento do turismo, os bons níveis de ocupação e a aposta em infraestruturas são geradores de um clima de investimento favorável”, adianta David Moura-George.

“Além disso, o actual contexto de altas taxas de juro deixa os fundos imobiliários um pouco mais apreensivos, aumentando as oportunidades de investimento em transacções de menor dimensão para os family offices e investidores privados que não recorrem a financiamento, um mercado no qual somos muito activos” - refere.