CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

"Gonçalo Ribeiro Telles - O Homem e a Obra"

24 de junho de 2021

Um livro sobre o universo pessoal e profissional do arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles (1922-2020), cujo legado é considerado "visionário" pelos seus pares, vai ser lançado no sábado, em Lisboa, da autoria de Fernando Santos Pessoa.

Intitulado "Gonçalo Ribeiro Telles - O Homem e a Obra", o livro terá apresentação pública no sábado, às 14:30, na Estufa Real do Jardim Botânico da Ajuda, com a presença do autor e representantes da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas.

O arquitecto paisagista Fernando Santos Pessoa, foi aluno, depois colega e amigo de Ribeiro Telles, e revela no seu livro vários aspetos do universo pessoal e profissional do criador. A obra surge na sequência de outros livros já publicadas pela Argumentum Edições sobre esta personalidade que marcou sobretudo a cidade de Lisboa.

Um ano antes da comemoração do centenário do seu nascimento, esta edição "tem como objectivo oferecer um elenco de referências essenciais da vida de Ribeiro Telles e sublinhar as linhas mestras do seu pensamento", segundo uma nota de imprensa divulgada pela editora.

 

74 imagens da sua vida e obra

"Com Gonçalo Ribeiro Telles a arquitectura paisagista chegou ao conhecimento do público em geral como a actividade indispensável à concretização do ordenamento do território e da paisagem, e como suporte fundamental de uma política de ambiente e de qualidade de vida", assinala.

Esta edição abarca a acção pedagógica, profissional e política ao longo de várias décadas de vida, trabalho e militância de causas às quais se dedicou Gonçalo Ribeiro Telles.

O livro inclui 74 imagens, entre fotografias, projectos e pinturas por ele realizadas, "dão uma imagem da dimensão da criatividade e qualidade da obra imensa que deixou", acrescenta ainda, destacando um "exemplo profissional, ético e metodológico com grande interesse para as várias gerações", sobre esta figura de referência da cultura contemporânea.

O livro é estruturado a partir de documentos e memórias do autor, e reúne imagens quer do espólio de Gonçalo Ribeiro Telles, quer outros documentos cedidos por várias instituições e arquivos nacionais.

Gonçalo Ribeiro Telles, pioneiro da arquitectura paisagista em Portugal, morreu em 11 de Novembro de 2020, aos 98 anos.

Lusa/DI