CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

Estudo para a margem direita do Mondego em Coimbra prevê uma nova ponte pedonal

7 de fevereiro de 2022

O estudo urbanístico para a margem direita do Mondego apresentado hoje em reunião da Câmara Municipal de Coimbra prevê a possibilidade de construção de uma nova ponte pedonal e ciclável sobre o rio.

O estudo urbanístico para a frente de rio da margem direita, que vai entrar agora em fase de consulta pública, prevê a possibilidade de uma ponte pedonal e ciclável sobre o Mondego, no prolongamento da rua dos Oleiros.

A infraestrutura prevê ainda dar resposta a uma futura expansão do Sistema de Mobilidade do Mondego para a margem esquerda e zona sul do concelho de Coimbra.

A localização proposta para a ponte “garante a sua integração na rede de metro sem alterar o seu funcionamento ou as estações actualmente previstas, garantindo que essa ligação para sul se faça a partir de qualquer origem, excepto da Estação de Coimbra-B”, lê-se na memória descritiva do documento analisado hoje em reunião do executivo.

De acordo com a vereadora com o pelouro do urbanismo, Ana Bastos, este estudo revelou-se “uma necessidade” face aos diferentes estudos que havia para a frente urbana, entre o açude-ponte e a Ponte de Santa Clara.

“Também a pressão urbanística, que se faz sentir sobre o desenvolvimento daquela frente urbana, justificou a adopção de uma atitude proactiva da Câmara de Coimbra, enquanto entidade gestora do espaço, para desenvolver uma solução conjunta e integrada, onde se articularam preocupações de mobilidade, transportes, de requalificação urbana e morfologia urbana que confiram ao espaço coerência, funcionalidade e lógica de conjunto”, afirmou a vereadora, durante a sua intervenção

Lusa/DI