CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Análise do mercado de Escritórios e Investimento Comercial - o ‘research’ da consultora Worx

20 de novembro de 2023

A Worx Real Estate Consultants lançou os relatórios Outlook T3 2023, sobre o Mercado de Investimento em Imobiliário Comercial em Portugal e sobre o Mercado de Escritórios em Lisboa, com uma análise detalhada do terceiro trimestre de 2023.

Estes Outlooks compreendem um retrospectiva do trimestre fechado e, também, das perspectivas de futuro.

As mais expressivas conclusões dos Outlooks destacam que:


  • A economia portuguesa deverá crescer acima da média da Zona Euro nos próximos 3 anos, com 2,1% em 2023 de acordo com as projecções do Banco de Portugal. Os principais riscos para a actividade incluem o impacto da normalização da política monetária, o aumento das fricções nos mercados financeiros e a escalada do conflito na Ucrânia.


  • Até ao terceiro trimestre de 2023 foram investidos 991 milhões de euros em imobiliário comercial, destacando-se, entre as diversas operações, o portfólio dos Hotéis Dom Pedro no valor de 250 milhões. A abordagem apontada de "esperar para ver"... confirmou-se por parte dos investidores, com impacto no volume de investimento esperado para o final do ano que deverá ficar abaixo do volume registado em 2022. Admite-se o ajuste, no curto prazo, das expectativas de retorno de compradores e vendedores, as quais poderão contribuir para o incremento do nível de transacções.


  • Até ao terceiro trimestre de 2023, foram ocupados 72.133,00 m² de escritórios na Grande Lisboa, reflectindo uma quebra na ordem dos 70% relativamente ao período homologo. Como esperado, o contexto macrofinanceiro produziu efeitos também no sector de escritórios, que deverá registar no final do ano um volume de absorção inferior ao do ano anterior. Ainda assim, os escritórios continuam a ser uma classe de activos atractiva para os investidores pela segurança dos contratos e estabilidade do rendimento.



Para Pedro Rutkowski, CEO da Worx, "Apesar do momento desafiante que atravessamos, transversal a todos os mercados europeus, acreditamos que podemos assistir ao início de um novo ciclo no futuro próximo, indiciado pela descida da inflação e a pausa no incremento das taxas de juro.

Neste contexto de incerteza, os valores recorde do sector hoteleiro em Portugal, que regista um volume de investimento superior ao período homólogo, confirmam a respectiva resiliência e atractividade.

No mercado de escritórios - adianta o CEO da Worx - a falta de oferta deverá promover o aumento das rendas nas zonas prime contribuindo para a atractividade deste segmento.

É ainda importante destacar as oportunidades que estão a surgir em sectores alternativos, como os de healthcare e living, que incluem activos como residências seniores ou residências de estudantes. São segmentos que evidenciam uma progressiva tendência de consolidação no mercado nacional e que se apresentam com um evidente potencial de crescimento, já que associados a activos com contratos de maturidades longas e uma estável rentabilidade."