Portugal atraiu mais de 1.606 milhões de investimento em imobiliário comercial em 2023, representando uma quebra de 45% face ao ano anterior. O sector hoteleiro alcançou o maior volume de investimento com 640 milhões de euros, representando 40% do volume total - Worx.
O decréscimo do número de vendas em 2023, não teve repercussão nos preços, com efeito, em 2023, o preço médio de venda, a nível nacional, aumentou nos imóveis novos para 8% (4.045 euros/m²) e 9% (2.116 euros/m²) nos imóveis usados, avança a Worx.
O sector do retalho, foi o mais resiliente em 2023, tendo sido o único com um aumento do volume de investimento face ao ano anterior, tendo captado mais de 500 milhões, o valor mais elevado desde 2020.
A Worx Real Estate Consultants lançou os relatórios Outlook T3 2023, sobre o Mercado de Investimento em Imobiliário Comercial em Portugal e sobre o Mercado de Escritórios em Lisboa
Num terreno de 5,3 hectares, em Almada, vai nascer o projecto Senior Living/Health Facilities, uma residência sénior com um edifício de serviços de saúde, bem como 10 moradias unifamiliares e amplas zonas verdes.
O Palacete Duque d'Ávila, uma joia arquitectónica datada de 1913 situada no coração das Avenidas Novas em Lisboa, e sede da Worx Real Estate Consultants alcançou recentemente a cobiçada certificação BREEAM In Use Good.
A Worx foi mandatada para a venda de um icónico edifício em Marvila, Lisboa.Trata-se da reabilitação de um edifício novecentista correspondente a uma antiga vila operária – a Vila Pereira.
No primeiro semestre do ano, o investimento em Imobiliário Comercial ultrapassou os 700 milhões em Portugal, 13% acima do mesmo período em 2022. Ao mercado europeu, cujo volume investido em contraiu 57%.
No âmbito do respetivo Departamento de Urbanismo, a Worx Real Estate Consultants lança uma nova área de negócio, a Área de Validação e Auditoria de Projecto.
Há oferta insuficiente para necessidades de consumo e armazenamento de dados exponenciais. A baixa disponibilidade nos principais mercados FLAP (Frankfurt, Londres, Amsterdão e Paris) desviou a procura para mercados secundários como Portugal, Espanha, Itália, Polónia e Suíça.