Aeroporto: Relatório traz esperança a empresas na construção da estrutura
A apresentação do relatório preliminar da Comissão Técnica Independente para o novo aeroporto de Lisboa, e que apontou Alcochete como a solução mais vantajosa, traz esperança e expectativa de que seja construído por empresas portuguesas, disse o presidente da AICCOPN.
Em declarações à Lusa, à margem de um debate sobre o programa Mais Habitação, Manuel Reis Campos, que lidera a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), não quis comentar as conclusões do relatório, mas disse que a definição era boa para as empresas.
“Entendemos sempre que, seja qual for o aeroporto, somos nós que o vamos fazer, portanto, essa é a nossa grande esperança, que seja que sejam as empresas portuguesas a fazer este aeroporto”, destacou.
“Acho que nós deveríamos neste momento fechar esta questão, decidir fazer e avançar com isto, que já cansa, e com grandes prejuízos para o turismo, para tudo aquilo que o nosso país necessita”, destacou.
“Está estudado, está apontado, compete agora uma decisão política que é avançar com isto”, indicou, acrescentando que já "se discutiu tudo aquilo que há para discutir”.
A Comissão Técnica Independente (CTI) identificou Alcochete como a solução com mais vantagem para o novo aeroporto, entre as duas opções viáveis, segundo o relatório hoje divulgado.
A opção que envolve o Campo de Tiro de Alcochete é identificada como a que apresenta mais vantagens, entre as duas soluções viáveis para um 'hub' (aeroporto que funciona como plataforma de distribuição de voos) intercontinental, segundo o relatório publicado na página da comissão técnica independente (CTI).
De acordo com o relatório preliminar da comissão técnica independente responsável pela avaliação ambiental estratégica para o aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa, que estudou nove opções, são viáveis as soluções Humberto Delgado + Campo de Tiro de Alcochete, até ficar unicamente Alcochete com mínimo de duas pistas, bem como Humberto Delgado + Vendas Novas, até ficar unicamente Vendas Novas, também com um mínimo de duas pistas.
LUSA/DI