CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

 

 

 

 

Amazon rende-se à mobilidade eléctrica

9 de setembro de 2020

A empresa norte-americana de comércio electrónico Amazon tornou-se no principal cliente de veículos elétricos Mercedes-Benz, encomendando mais de 1.800 unidades dos modelos eVito e eSprinter para sua rede de distribuição na Europa.

O pedido está dividido entre cerca de 600 eVito de médio porte e mais de 1.200 unidades de eSprinter com carroçaria grande, que entrarão em operação ainda este ano.

A fabricante de veículos e a empresa norte-americana colaboram na Alemanha desde 2018 no campo da mobilidade eléctrica. Jeff Bezos, presidente executivo de Amazon, afirmou há dias que o acordo com a Daimler era parte da "estratégia da empresa para construir a frota de transporte mais sustentável do mundo".

Desde aquele ano, a divisão de Mercedes-Benz Vans, em conjunto com vários dos seus parceiros, tem vindo a montar uma infraestrutura de recarga elétrica para a Amazon Logistics Germany, que na cidade alemã de Essen conta com 340 pontos de recarga, o que o torna no maior da Europa.

A Mercedes-Benz também faz parte do “The Climate Pledge”, iniciativa da Amazon e do Global Optimism para atingir os objectivos do Acordo de Paris — zero emissões de carbono — 10 anos antes do previsto, ou seja, em 2040.

 

Amazon vai ter drones na distribuição nos EUA

Recorde-se que no início do mês o mega-grupo de Jeff Bezos recebeu através da Amazon Prime Air a certificação da Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA de ‘companhia aérea’, permitindo que a empresa comece desde agora a fazer os primeiros ensaios de entrega de mercadoria no país através de aviões não tripulados.

Na altura, David Carbon, vice-presidente da Amazon, referiu que "esta certificação é um passo importante para a Prime Air e indica a confiança da FAA nos procedimentos operacionais e de segurança da Amazon num serviço autónomo de entrega através de drones que um dia entregará pacotes para os nossos clientes em todo o mundo", afirmou. Adiantou ainda que, embora a frota da Prime Air não esteja pronta ainda para distribuir imediatamente as entregas de pacotes em grande escala, ela está já a voar activamente e testando a tecnologia.