CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

ADENE atribui ao Belas Clube de Campo as primeiras aplicações do índice de Eficiência Hídrica

9 de dezembro de 2019

O Belas Clube de Campo é a primeira entidade a ser distinguida pela ADENE – Agência para a Energia, com o AQUA+, o novo índice de desempenho hídrico dos edifícios.

Trata-se do primeiro instrumento de classificação da eficiência hídrica nos edifícios, que utiliza uma metodologia inovadora a nível mundial e pioneira na Europa, e pretende identificar e distinguir as boas práticas no uso eficiente dos recursos hídricos nos edifícios e urbanizações. Esta certificação coloca Portugal na primeira linha neste aspecto tão central para alcançar a Sustentabilidade.

O Belas Clube de Campo passa a materializar as primeiras emissões deste índice, em todas as tipologias dos novos edifícios do Lisbon Green Valley – apartamentos e townhouses. Todas alcançaram a classe hídrica A.

Para Gilberto Jordan, CEO do André Jordan Group, "a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos energéticos e hídricos são incontornáveis e estão reflectidos em todos os projectos que desenvolvemos, quer ao nível do urbanismo e campo de golfe, quer ao nível dos novos edifícios. Tudo é pensado para reduzir o impacto ambiental, aumentar a eficiência, contribuindo para um futuro melhor!”.

São várias as medidas implementadas nos novos edifícios do Belas Clube de Campo para um melhor desempenho e eficiência hídrica, onde se destaca a instalação de diversos equipamentos com redutores de caudal, torneiras misturadoras certificadas para eficiência, autoclismos de dupla descarga e dupla entrada de água potável e água não potável reciclada), sistemas de rega eficientes nos espaços exteriores e paisagismo adaptado ao clima local, depósito de 5000 litros para rega alimentado por águas pluviais, pré-instalação para ETAR doméstica que permita o aproveitamento das águas cinzentas em autoclismos.

De referir ainda que, em todo o empreendimento, a gestão eficiente da água sempre foi uma prioridade existindo quatro lagos, os quais são responsáveis pela rega do golfe, cuja água provém das águas pluviais colectadas na urbanização e seis furos utilizados apenas quando a água armazenada nos lagos é insuficiente. Além disso, é feita uma gestão cuidadosa dos furos e lagos, e são realizados diversos estudos para optimização da rega com ajuda de uma estação meteorológica. Isto, a par de uma monitorização regular da qualidade da água.

Para a ADENE, que há muito se debruça sobre a relevância estratégica para Portugal da ligação entre a água e a energia “O Belas Clube de Campo é um exemplo na área da sustentabilidade e em particular nas questões hídricas, onde tem vindo a implementar soluções inovadoras na vanguarda das boas práticas de projecto e execução. Esta aplicação e distinção pioneira é, assim, natural e vem demonstrar que, mesmo perante um referencial exigente, a eficiência hídrica nos edifícios é já hoje possível e alcançável pelo setor da construção e do imobiliário", refere Manuel Bóia, Administrador da ADENE.