Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Reabilitacao
Restauro dos tectos mudéjares da Sé do Funchal ganha prémios

 

Restauro dos tectos mudéjares da Sé do Funchal ganha prémios

 

Restauro dos tectos mudéjares da Sé do Funchal ganha prémios

9 de junho de 2022

A intervenção de conservação e restauro dos tectos mudéjares da Sé do Funchal, realizada pela empresa Atelier Samthiago, foi distinguida com o Prémio APOM (na categoria de conservação e restauro) e com o Prémio Gulbenkian (Prémio Maria Tereza e Vasco Vilalva), uma das mais importantes distinções a nível nacional, na área do património.

 

Prémio Gulbenkian 2022 e Prémio APOM

O projecto de Conservação e Restauro dos Tetos Mudéjares da Sé do Funchal, promovido pela Paróquia da Sé do Funchal, foi o grande vencedor da 14ª edição do Prémio Gulbenkian Património – Maria Tereza e Vasco Vilalva.

De entre as dezanove candidaturas submetidas, o júri do Prémio (constituído por António Lamas, Raquel Henriques da Silva, Gonçalo Byrne, Luís Ribeiro, Santiago Macias e Rui Vieira Nery) decidiu, por unanimidade, distinguir o projecto na Região Autónoma da Madeira.

O Prémio Gulbenkian Património – Maria Tereza e Vasco Vilalva, no valor de 50 mil euros, foi criado em 2007 e distingue anualmente um projecto de excelência na área da conservação, recuperação, valorização ou divulgação do património cultural português, imóvel ou móvel.

A edição de 2022 dos prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), por seu lado, contou este ano com 257 candidaturas às diferentes categorias a concurso, tendo sido atribuído à obra de Conservação e Restauro dos Tetos Mudéjares da Fé do Funchal o Prémio APOM na categoria de “Intervenção em Conservação e Restauro”.

A obra de Conservação e Restauro dos Tectos Mudéjares da Sé do Funchal representou um investimento de 1,161.228,00 euros, apoiado pelo FEDER em cerca de 80%.