CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

 

Museu de Setúbal/Convento de Jesus entra na última fase de reabilitação

31 de janeiro de 2022

A última fase do projecto de requalificação do Museu de Setúbal/Convento de Jesus, com a beneficiação e o alargamento da área expositiva do equipamento cultural, num investimento superior a 2 milhões de euros, avança no início de Fevereiro – informa a autarquia do Sado.

A empreitada "Museu de Setúbal – Recuperação do Convento de Jesus – Alas Norte e Nascente", foi adjudicada por cerca de 2,3 milhões de euros à empresa Alexandre Barbosa Borges, S.A. / Nicolau de Macedo, S.A, a qual dispõe de um prazo de execução de 420 dias.

Esta intervenção, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal (CDU), visa, após duas fases anteriores de obras, finalizar a recuperação do Museu de Setúbal/Convento de Jesus, com a execução de trabalhos no interior das salas expositivas, localizadas nas alas norte e nascente, que incluem os projectos de conservação e restauro, museografia e de iluminação museológica.

 

9 milhões de euros na reabilitação do monumento nacional

Recorde-se que o projecto de requalificação do Museu de Setúbal/Convento de Jesus previa três fases de intervenção, representando um investimento global de perto de nove milhões de euros, com a Câmara Municipal, que conduz o processo ao assumir uma responsabilidade da competência da Administração Central, a suportar metade do valor, advindo o restante de fundos comunitários resultantes de candidaturas aprovadas pelo Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa.

A primeira fase das obras de requalificação, concluída em 2015, incidiu na recuperação estrutural de todo o convento, com execução da cobertura e restauro da ala poente.

Na segunda fase do projecto, concluída em Outubro de 2020, foi executada toda a envolvente exterior do Convento, assim como o Deambulatório, a cafetaria, duas salas, a Sala da Roda e instalações sanitárias.

O sistema composto de reboco à base de cal para o revestimento exterior do edifício está enriquecido com cortiça, incorporando, assim, capacidades desumidificantes e de isolamento térmico e acústico.

A conclusão da segunda fase do projecto permitiu a reabertura de mais espaços de visita ao público, em particular a Sala do Capítulo, os Claustros e a Sala do Coro Alto.