CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
Reabilitação
Idanha-a-Nova disponibiliza casas para reabilitar a 5€/m2

Idanha-a-Nova disponibiliza casas para reabilitar a 5€/m2

17 de fevereiro de 2021

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova vai lançar um programa para a aquisição de habitações e posterior venda para recuperação, ao preço simbólico de cinco euros por metro quadrado, foi hoje anunciado.

Em comunicado, esta autarquia do distrito de Castelo Branco explica que a medida visa "incentivar a recuperação do património habitacional do concelho".

Segundo o referido, o levantamento do património habitacional do concelho está a ser realizado no âmbito da Estratégia Local de Habitação.

"O objectivo da autarquia é identificar património habitacional degradado, algo que já temos feito ao abrigo do regime de obras coercivas, no sentido de proceder à sua aquisição e posterior venda para ser reabilitado por particulares em condições favoráveis para fins de habitação própria, secundária e de rendimento, privilegiando a habitação própria permanente e os jovens que pretendam instalar-se no nosso concelho", refere o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto (PS).

 

Reabilitar, reabilitar...

O autarca também adianta que "o regulamento do programa está a ser preparado e permitirá, por um lado, aumentar a oferta de soluções habitacionais no concelho de Idanha-a-Nova e, por outro lado, corrigir situações de segurança, salubridade e estética das habitações em ruínas".

A informação também aponta que, nos últimos anos, o município fez "o levantamento do património habitacional e áreas urbanas identificadas de todas as localidades do concelho, num planeamento estratégico que levou à constituição de Áreas de Reabilitação Urbana (ARU's), aprovadas por unanimidade em Assembleia Municipal".

"Posteriormente, foram definidos Programas Estratégicos de Reabilitação Urbana (PERU) para essas áreas, para desenvolvimento de intervenções como a Estratégia Local de Habitação e o acesso dos munícipes e do Município a programas de financiamento, nacionais e comunitários, e a benefícios fiscais", acrescenta.

Lusa/DI

 

PUB
TURISMO
Agências de Viagens e Operadores Turísticos com apoio de 100 milhões de euros
24 de fevereiro de 2021
ARRENDAMENTO
Proprietários receiam que incumprimento de rendas vá aumentar este ano
17 de fevereiro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
FIFA world Cup Qatar 2022: construção de 7 estádios já levou à morte de mais de 6.500 trabalhadores migrantes
24 de fevereiro de 2021
PUB