CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Idanha-a-Nova disponibiliza casas para reabilitar a 5€/m2

17 de fevereiro de 2021

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova vai lançar um programa para a aquisição de habitações e posterior venda para recuperação, ao preço simbólico de cinco euros por metro quadrado, foi hoje anunciado.

Em comunicado, esta autarquia do distrito de Castelo Branco explica que a medida visa "incentivar a recuperação do património habitacional do concelho".

Segundo o referido, o levantamento do património habitacional do concelho está a ser realizado no âmbito da Estratégia Local de Habitação.

"O objectivo da autarquia é identificar património habitacional degradado, algo que já temos feito ao abrigo do regime de obras coercivas, no sentido de proceder à sua aquisição e posterior venda para ser reabilitado por particulares em condições favoráveis para fins de habitação própria, secundária e de rendimento, privilegiando a habitação própria permanente e os jovens que pretendam instalar-se no nosso concelho", refere o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto (PS).

 

Reabilitar, reabilitar...

O autarca também adianta que "o regulamento do programa está a ser preparado e permitirá, por um lado, aumentar a oferta de soluções habitacionais no concelho de Idanha-a-Nova e, por outro lado, corrigir situações de segurança, salubridade e estética das habitações em ruínas".

A informação também aponta que, nos últimos anos, o município fez "o levantamento do património habitacional e áreas urbanas identificadas de todas as localidades do concelho, num planeamento estratégico que levou à constituição de Áreas de Reabilitação Urbana (ARU's), aprovadas por unanimidade em Assembleia Municipal".

"Posteriormente, foram definidos Programas Estratégicos de Reabilitação Urbana (PERU) para essas áreas, para desenvolvimento de intervenções como a Estratégia Local de Habitação e o acesso dos munícipes e do Município a programas de financiamento, nacionais e comunitários, e a benefícios fiscais", acrescenta.

Lusa/DI