CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

Eis as reabilitadas Estação Sul e Sueste e Doca da Marinha

30 de abril de 2021

A Câmara Municipal de Lisboa e a Associação Turismo de Lisboa promovem amanhã, dia 1 de Maio, uma cerimónia oficial de abertura da Estação Sul e Sueste e da Doca da Marinha, junto ao Terreiro do Paço.

A requalificação insere-se no projecto de reabilitação da frente ribeirinha central, desde o Terreiro do Paço a Santa Apolónia.

Esta reabilitação, executada pela Associação Turismo de Lisboa, por incumbência da Câmara Municipal de Lisboa, permite dotar a cidade de condições únicas para a actividade marítimo-turística, o transporte público fluvial entre as duas margens do rio e a criação de espaços de lazer e equipamentos, naquela que é a maior operação de valorização do Tejo das últimas décadas.

O projecto de renovação integra vários projectos, todos eles interligados, nomeadamente a reconstrução do Muro das Namoradeiras, a retirada do aterro do Cais das Colunas, a reabilitação e o equipamento da Estação Sul e Sueste, a reabilitação da Doca da Marinha com esplanadas e instalação das embarcações tradicionais e a criação do Centro Tejo (centro de promoção do rio).

O projecto de arquitectura de reabilitação Da Estação Sul e Sueste é da autoria de Ana Costa (Ana Cottinelli Telmo Monteiro da Costa), neta do autor do projecto inicial.

Projectada pelo arqt. Cottinelli Telmo, a Estação foi construída entre 1929 e 1931, estabelecendo ligação fluvial à estação ferroviária do Barreiro. É constituída por um único pavimento, em três corpos.