CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

 

 

 

Odivelas reabilita o seu património histórico inserido no futuro Parque da Cidade

6 de dezembro de 2021

A Requalificação do Mosteiro de Odivelas já arrancou, mas o projecto insere-se num de maior dimensão e impacte público: um Parque da Cidade, com 8 hectares, que conciliará “o património histórico do Mosteiro de Odivelas com as componentes lúdica, de saúde e bem-estar”.

As obras começaram pelos Claustros do Capítulo e da Moura, com a conservação e restauro do património integrado pétreo e azulejar.

O Mosteiro de São Dinis e São Bernardo, em Odivelas, às portas de Lisboa, assim se designa o imóvel tem as suas origens no final do séc. XIII, e destinava-se a acolher monjas bernardas ligadas à Ordem de Cister.

Em 1902 passou a albergar o Instituto para meninas nobres ou de famílias de oficiais das forças armadas e que só viria a encerrar em 2013, altura em que o Colégio Militar passou a ter ensino misto.

O novo Parque da Cidade que irá nascer nas imediações do Mosteiro de Odivelas contará com piscinas, zona de restauração, grande palco para eventos, lago, pontes suspensas, cascatas e 435 lugares de estacionamento, entre outras valências.

Projectado pelo Gabinete de Arquitectura Paisagista de Caldeira Cabral e Elsa Severino, o parque tem como princípio fundamental “a conservação da identidade e do património histórico daquele espaço, que remonta ao século XIII”. Assim, existiu o cuidado de preservar elementos já existentes, como a grande pérgula que atravessa todo o parque, adaptando a paisagem às novas componentes lúdicas, de saúde e bem-estar e potenciando a presença da água neste território com benefícios ambientais e estéticos.

O investimento total previsto é de cerca de 18 milhões de euros, dos quais perto de 11 milhões ficam a cargo do município de Odivelas. O restante vai ser suportado por algumas entidades privadas que ali vão ter as suas instalações. A requalificação deve terminar no final de 2023.