CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Multifamily capta 23% do investimento e torna-se segundo maior segmento imobiliário na Europa

4 de outubro de 2021

No final do primeiro semestre de 2021, o segmento Multifamily conseguiu captar um volume de investimento de 24,1 mil milhões de euros, representando 23% do total de investimentos imobiliários realizados em 12 países europeus analisados pela Savills. Nos últimos cinco anos, o Multifamily conseguiu captar uma média de 16% do volume total.

A consultora avança que o aumento da representação do Multifamily no mercado imobiliário explica-se pela estabilidade e segurança transmitidas pelo segmento aos investidores, avança a consultora imobiliária internacional, que destaca as características defensivas do sector como elemento fundamental para captação de investimento, com especial foco sobre a área residencial.

Em países como Espanha, Suécia, Alemanha e Dinamarca, o segmento ultrapassou a fasquia dos 30% do total de investimentos imobiliários, sendo que na Finlândia essa representatividade chegou a atingir os 42%.

Alexandra Gomes, Head of Research da Savills Portugal, refere que, "em Portugal, o interesse pelo desenvolvimento de projetos Multifamily é recente, mas o reconhecimento do potencial deste segmento, pelos sólidos fundamentos de mercado que apresenta, permite antever que nos próximos anos será um dos segmentos alvo de investimento, dentro da classe de ativos alternativos. Até à data, a Savills contabilizou mais de 1.400 fogos, em projetos confirmados, integrados em projetos BTR que irão incrementar a oferta para arrendamento no concelho de Lisboa.».

Aumento da competição faz comprimir yields do Multifamily a ritmo acelerado

Apesar de o segmento de escritórios ter permanecido o mais procurado nos primeiros seis meses do ano, com um volume de investimento de 29,3 mil milhões de euros (28%), a crescente competição observada no Multifamily tem feito comprimir as yields do segmento.

Marcus Roberts, Operational Capital Market's head of Europe da Savills, afirma que, em 2020, as prime yields atingiram os níveis mais baixos dos últimos anos, com uma média de 3,2% a nível europeu.

Contudo, as yields ainda mantêm atractivo o investimento em Multifamily, actualmente em 290 bps, comparativamente à média de 237 bps registados entre 2012 e 2021.

Com o aumento expectável da competição neste segmento imobiliário, prevê-se a entrada de novos investidores no mercado e a reorientação da atenção e interesse de investidores já estabelecidos para outras geografias menos concorridas.

Eri Mitsostergiou, Head of European Research da Savills, explica que o aumento da procura pelo arrendamento e a escassez estrutural da oferta estão a fazer subir os valores das rendas na Europa. Estima-se que esta tendência continue a observar-se, com a consolidação do desequilíbrio entre a crescente procura e a reduzida oferta.

No entanto, o relatório indica que se espera que essa falta de correspondência venha a impulsionar a realização de novos projetos, de forma a dar resposta à procura no segmento Multifamily.