CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

Espanha: mercado de compra de hotéis está ao rubro

8 de setembro de 2021

Em Espanha o mercado da hotelaria está em alta, não ainda devido a altas taxas de ocupação, mas originada pela compra e venda de unidades ou de portfólios importantes.

O diário económico «Cinco Dias» sublinha que nos últimos três meses, “as principais cadeias de hotéis com activos em Espanha estiveram envolvidas em numerosas operações: Meliá vendeu oito hotéis a um veículo institucional por 200 milhões de euros e comprou o hotel Apollo em Barcelona à Varde por 90 milhões de euros; a NH vendeu o hotel Calderón em Barcelona por 125 milhões de euros; a cadeia RIU comprou 19 hotéis à TUI por 670 milhões de euros e o fundo canadiano Brookfield comprou cinco hotéis à Selenta por 550 milhões de euros.

 

Portugal também na mira dos investidores...

“Estes são apenas quatro exemplos de uma febre de investimento que parece destinada a continuar nos próximos meses, como evidenciado pela compra da Apple Leisure Group, que terá mais de 47 activos na Europa até ao final deste ano, 44 dos quais estão  localizados em Espanha” – sublinha o periódico. Albert Grau, sócio e director de Hospitalidade da Cushman & Wakefield Hospitality em Espanha, ouvico pelo jornal referiu: "Ainda há muito dinheiro no mercado, os grandes fundos estão à procura de oportunidades, mas estão muito limitados a produtos de qualidade e locais centrais"

“Em França, Alemanha e Reino Unido – refere aquele perito -  os governos injectaram muito dinheiro no sector, o que lhes permitiu resistir à crise, ter liquidez e não ter de recorrer a operações de compra e venda para evitar a falta de rendimentos. Em Espanha também tem havido ajuda, como créditos ICO ou ERTEs, mas tem sido muito menos". Poderíamos acrescentar que em Portugal o mesmo se passou e que, também aqui, as unidades hoteleiras em localização prime estão sob a mira dos fundos e outros potenciais compradores, exemplo disso foi a rápida aquisição pelo fundo espanhol Azora de três unidades de luxo no nosso país: duas unidades da cadeia Tivoli e o Vilalara Thalassa Resort, todos no Algarve.