CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

 

 

EXPO 2023 é em Buenos Aires e já tem Masterplan

7 de outubro de 2019

A Expo 2023, exposição mundial organizada pelo Bureau International des Expositions, vai ter na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, de 15 de Janeiro a 15 de Abril de 2023

A exposição tem como tema central a “Ciência, Inovação, Arte e Criatividade para o Desenvolvimento Humano. Indústrias Criativas em Convergência Digital” e localizar-se-à na fronteira entre a a província e a cidade de Buenos Aires, abrangendo, como diz a organização “duas realidades sociais”.

O marterplan da exposição foi ganho pelo atelier argentino Aisenson + ASN / nOISEA que apresenta “um Sistema Integral de Parques Metropolitanos”, uma rede que ligará a ponte de pedestres e o Boulevar da Inovação, onde estarão concentradas as principais actividades e uma reserva ecológica. Tal como tem ocorrido em muitas outras cidades onde se têm realizado EXPOs, caso, por exemplo de Lisboa em 1998, também em Buenos Aires a exposição mundial vai ser aproveitada para requalificar um parte importante da cidade e a sua ligação *às cercanias.

Segundo os arquitectos, em declarações transcritas pela Archdaily, o maio portal mundial de arquitectura, a ponte pedonal (ver imagens) “estabelece um símbolo urbano da ligação entre a cidade e a província de Buenos Aires, […] Conceitualmente, são duas peças embutidas em forma de C. Perceptualmente, há um deslocamento da província para a cidade e da cidade para a província. E no centro, a integração física e simbólica de ambos".

Por outro lado, o Boulevar da Inovação - adianta a publicação - “inclui praças públicas com diferentes temas, funções agrupadas e programas efémeros dispersos. Esse cenário sequencial integrará os vários biomas do mundo. Cada país terá sua própria contribuição paisagística para a Exposição Internacional, com elementos de sua própria cultura e tradição”.

Recorde-se que, antes da Buenos Aires 2023, irá ter lugar a Expo 2020 na cidade do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, num período de seis meses (entre 20 de Outubro de 2020 e 10 de Abril de 2021).