Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Fundos de investimento imobiliário fecham 2021 com mais 109,7 milhões de euros sob gestão

 

Fundos de investimento imobiliário fecham 2021 com mais 109,7 milhões de euros sob gestão

25 de janeiro de 2022

Em Dezembro de 2021, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário (FII), dos fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) e dos fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI) atingiu 10.923,5 milhões de euros, mais 109,7 milhões (1,01%) do que em Novembro.

De acordo com a CMVM - Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o montante investido nos fundos de investimento imobiliário aumentou 0,7% para 8.198,1 milhões de euros. Nos FEII, o valor cresceu 0,40% para 2.323,1 milhões de euros e nos FUNGEPI cresceu 13,1% para 402,3 milhões de euros.

No período em análise, os países da União Europeia foram o destino da totalidade do investimento feito em activos imobiliários, tendo 47,7% da carteira dos FII e FEII abertos sido aplicados em imóveis do setor dos serviços. Também os investimentos realizados pelos FUNGEPI se destinaram, sobretudo, ao sector dos serviços (46,1%).

Segundo a CMVM, a Square AM (11,6%), a Interfundos (11,2%), e a Caixa Gestão de Ativos (8,5%) detinham as quotas de mercado mais elevadas.

Em Dezembro foram constituídas a sociedade de investimento imobiliário "Reward Properties I - SICAFI, S.A." gerida pela Insula Capital, a "Touchwise, SICAFI, S.A", gerida pela LYNX Asset Managers e a "Castro Red Capital, SICAFI, S.A.", gerida pela Silvip.

Foram liquidados o fundo especial de investimento imobiliário "Porto d'Ouro - Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado", gerido pela Caixa Gestão de Ativos e os fundos de investimento imobiliário "Montepio Arrendamento - Fundo de Investimento Imobiliário de Arrendamento Habitacional" e "Montepio Arrendamento II - Fundo de Investimento Imobiliário de Arrendamento Habitacional" geridos pela Montepio Valor.

Neste mês foi ainda declarada a insolvência do fundo de investimento imobiliário "Invesfundo II - Fundo de Investimento Imobiliário Fechado", gerido pela Gesfimo.