CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Estão em curso três mil projectos de requalificação de espaços públicos de 2 mil milhões de euros

23 de junho de 2021

Governo revela que estão em curso em todo o país cerca de três mil projectos de requalificação de espaços públicos que representam um investimento de quase dois mil milhões de euros.

Na inauguração do Parque Urbano de Anadia, que ocupa uma área de 8,5 hectares, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, afirmou que "as intervenções de Desenvolvimento Urbano Sustentável continuarão a ter prioridade na utilização dos fundos europeus".

Mais de 1,2 mil milhões de euros deste investimento são fundos europeus e Ana Abrunhosa salientou o objectivo do Governo de incluir as Juntas de Freguesia como beneficiárias dos fundos europeus no próximo Quadro Comunitário.  

"Nunca, nos Quadros Comunitários de Apoio, as Juntas puderam ser beneficiárias naquilo que são as suas competências de projetos de proximidade de coesão social e territorial", acrescentou, realçando que esta possibilidade deverá ser explorada no futuro.

"A pandemia ensinou-nos a importância do poder autárquico de proximidade. Hoje, tudo se faz à distância com a ajuda da tecnologia, mas bem sabemos que uma parte importante da população precisa de apoio para ter acesso a esses serviços", disse, sublinhando o objectivo de poder haver uma loja CTT e espaços cidadão em todas as freguesias.

O Parque Urbano inaugurado em Anadia representa um investimento superior a quatro milhões de euros, financiado em 1,5 milhões de euros pelo Centro 2020, no âmbito do Plano de Acção de Regeneração Urbana (PARU).