CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

Mercado de Escritórios: Porto com forte recuperação em Agosto, Lisboa nem por isso…

16 de setembro de 2021

O mercado de escritórios do Porto registou cinco operações em Agosto, atingindo 12.200 m2 de absorção, revela a JLL no seu relatório mensal sobre este segmento, o Office Flashpoint. A recuperação face aos meses anteriores e homólogo é assinalável, já que em qualquer dos períodos a ocupação não tinha alcançado os 1.000 m2. Tal também significa que o mercado acelerou fortemente o seu ritmo de recuperação face a 2020, passando de uma contracção de 55% no final de Julho para uma de apenas 15% no final de Agosto. A actividade do mês praticamente duplicou o volume de absorção acumulada que se registava até final de Julho, posicionando o “take-up” anual em cerca de 26.000 m2.

Mariana Rosa, Head of Leasing Market Advisory da JLL, sublinha que "o mercado do Porto tem sido bastante limitado pela escassez de oferta de qualidade disponível para ocupação imediata, porque há bastantes empresas activamente à procura de instalações, especialmente para áreas de grande dimensão. À medida que os projectos em carteira forem sendo concluídos, o mercado tenderá a  reactivar-se e o seu ritmo de recuperação deverá acelerar até final do ano. Agosto é já uma prova desta tendência" - refere.

Em termos acumulados, a ocupação situa-se agora em 26.000 m2 num total de 32 operações, com uma área média de 800 m2. Neste período de oito meses, as zonas 1-CBD Boavista e 6-Matosinhos lideraram a procura, com quotas de 33% e 36% no take-up, respetivamente. As empresas de "Outros Serviços" são o sector da procura mais dinâmica, gerando 42% da área ocupada.

 

Lisboa adormecida…

No período de Janeiro a Agosto, as empresas tomaram 74.500 m2 de escritórios em Lisboa, uma actividade que fica 24% abaixo do mesmo período de 2020. Nestes oito meses realizaram-se 75 operações, ficando a área média pouco abaixo dos 1.000 m2. A zona 5 – Parque das Nações é o destino mais robusto ao longo do ano, concentrando 29% de toda a ocupação, ao passo que a procura é claramente liderada pelas empresas de "TMT's & Utilities", responsáveis por 44% da área tomada.