Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Duas empresas portuguesas na construção do maior depósito de PGM do mundo

 

Duas empresas portuguesas na construção do maior depósito de PGM do mundo

23 de junho de 2020

A Quadrante, em consórcio com a Mota Engil África, foi escolhida pela Great Dyke Investments para desenvolver Engenharia de Valor, bem como os projectos de infraestruturas gerais, trabalhos preliminares e transporte de minério de um dos maiores depósitos de PGM (Platinoides) do mundo, na República do Zimbábue.

Para Nuno Martins, Senior Partner e Responsável pela Área de Indústria e Energia da Quadrante, “este é um projecto muito relevante para o país e para a região, promovendo investimento directo na economia e mais emprego. A Quadrante sente-se honrada por colocar os seus recursos e capacidades neste importante projecto. Nele, a sustentabilidade é fundamental, sendo usada tecnologia de ponta para uso e reciclagem de água”.

O Depósito de Darwendale, localizado a 65 km da cidade de Harare, tem uma capacidade de 181,3 milhões de toneladas de minério (medido pelo código JORC) contendo 17,1 milhões de onças de PGMs e ouro, com uma classificação média de 2,93 g / t, suficiente para suportar uma vida útil total da mina por mais de 20 anos.

A estratégia de implementação de Darwendale prevê o seu faseamento para maior rentabilidade ao nível das operações de mineração, processamento e fundição. A uma taxa de produção de 3,5 milhões de toneladas por ano, a mina de Darwendale produzirá uma média de 280.000 onças / ano de PGM e ouro na Fase 1. Uma segunda fase de expansão aumentará a capacidade de produção para 10,5 milhões de toneladas por ano, sendo que a produção de metal atingirá 860.000 onças / ano de PGM e ouro.

O desenvolvimento da fase 1 envolve investimentos de mais de 500 milhões de euros. O Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) - a principal instituição multilateral pan-africana de comércio e financiamento para o desenvolvimento - actua como consultor financeiro e responsável pela organização de um consórcio bancário (mecanismo de financiamento de projectos) e captação de capital.