CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Californianos rendidos à Costa portuguesa

29 de junho de 2022

Para um californiano, viver em Portugal significa poder manter o seu estilo de vida, mas com uma melhor relação qualidade/custo. Roadshow da Athena Advisers em três cidades da Califórnia confirma interesse na fixação de residência em Portugal.

As semelhanças existentes entre a Califórnia e o território nacional, em especial a linha costeira, em termos de paisagem, geografia ou destinos de surf, fazem com que Portugal continue no topo das preferências dos californianos quando pensam em estabelecer-se noutro país.

No roadshow da Athena Advisers pelo Estado da Califórnia, realizado na última semana de Maio, com paragem em São Diego, Los Angels e São Francisco, a consultora promoveu o destino Portugal e apresentou um conjunto alargado de oportunidades imobiliárias. Além da venda que fechou durante a apresentação, a Athena Advisers irá agora acompanhar as cerca de duas dezenas de potenciais compradores que manifestaram interesse em investir no imobiliário nacional, prevendo que, até final deste ano, pelo menos metade deles concretize operações no nosso país, com orçamentos que podem atingir os 3,5 milhões de euros.  

“Fomos muito bem recebidos em todas as cidades por onde passámos e notámos que há cada vez mais interesse pelo nosso país. A atractividade de Portugal para os norte-americanos já não é de agora, mas se há cerca de três anos, em 10 clientes tínhamos um norte-americano, hoje nos mesmos 10 temos seis do outro lado do Atlântico”, refere David Moura-George, director geral da Athena Advisers em Portugal. “A maior parte da procura chega-nos dos californianos, devido à forte afinidade que sentem com o nosso país, e daí a aposta nesta região para o roadshow da Athena Advisers”.

Mar e praia são os destinos mais procurados

Os destinos de Cascais e Oeiras, na Grande Lisboa, ou em alternativa, os Açores e a Costa Vicentina - quando o investimento é feito para obtenção do visto gold – são, por isso, os mais procurados por estarem próximos do mar e da praia, o que torna possível manterem um estilo de vida muito parecido com o que tinham na Califórnia. 

“Normalmente são pessoas com um modo de vida bastante alternativo e já habituados a morar fora dos grandes centros urbanos. Na sua maioria são casais jovens, muito ligados às tecnologias, mas também temos bastantes clientes reformados”, refere o director geral da Athena Advisers.

“A liberdade e flexibilidade possibilitadas pelo teletrabalho é mais um incentivo na relocalização dos norte-americanos que procuram as excelentes condições de vida que Portugal oferece, e a imagem que o país construiu na área do empreendedorismo e inovação tecnológica é um forte atrativo para a expansão de startups e empreendedores desta área”.

O investimento norte-americano em imobiliário português começou a manifestar-se ainda antes da pandemia e em Outubro de 2021 um artigo na publicação Los Angels Magazine dava conta de uma subida de 33% nas saídas dos EUA com destino às cidades de Lisboa e Porto no ano anterior ao surto de Covid-19. Contudo, nunca como agora esse movimento foi tão evidente e de acordo com os dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), no primeiro trimestre deste ano, os norte-americanos passaram a liderar o ranking do investimento captado por via dos vistos gold no país. Com um total de 25,1 milhões de euros, o volume investido na compra de imóveis nos primeiros três meses do ano mais do que triplicou em relação ao período homólogo de 2021.