Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Brain PowerHaierJPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Abertas candidaturas para Capital Portuguesa da Cultura em 2028

Imagem de qalebstudio em Magnific

Abertas candidaturas para Capital Portuguesa da Cultura em 2028

30 de abril de 2026



O concurso para a Capital Portuguesa da Cultura de 2028 está aberto a partir de hoje, por um prazo de 150 dias, segundo um aviso publicado em Diário da República.

No começo da semana, a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, havia dito, em entrevista à Lusa, que o concurso abriria nos próximos dias, com a cidade vencedora a ser anunciada em 09 Dezembro.

O júri, como já havia adiantado a governante, será presidido pelo antigo ministro Guilherme d’Oliveira Martins e vai integrar a subcomissária do Plano Nacional das Artes, Sara Brighenti, o empresário Álvaro Covões (indicado pela área do turismo) e Carla Barros, que faz parte da equipa da Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura (indicada pela administração local).



De acordo com o aviso publicado hoje, as candidaturas vão ser avaliadas segundo critérios de “contributo para a estratégia cultural de longo prazo do município; qualidade, coerência e inovação do programa cultural e artístico; capacidade de execução e sustentabilidade financeira; potencial de legado cultural, social e económico; modelo de governação”.

O formulário de candidatura deve responder a perguntas como “Por que pretende o município obter o título ‘Capital Portuguesa da Cultura’ (motivação e objetivos estratégicos)?”, como se relaciona com o território circundante e qual o conceito-base, entre outras.


Uma iniciativa deste século

A dotação prevista é de um milhão de euros, como foi o caso para Aveiro e Braga (Ponta Delgada teve um acréscimo de 300 mil euros devido à insularidade).

"O nosso objectivo é, até ao final do ano, ter seleccionada a Capital Portuguesa da Cultura. Primeiro, a de 2028. Depois, numa segunda fase, a de 2029", reforçou Balseiro Lopes à Lusa esta semana.

A ministra da Cultura, Juventude e Desporto tinha anunciado, em Janeiro, que a iniciativa iria prosseguir para lá de 2027, quando Évora será Capital Europeia da Cultura.

O projecto da Capital Portuguesa da Cultura foi anunciado em Dezembro de 2022 pelo então ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, quando anunciou Évora como a cidade vencedora da candidatura a Capital Europeia da Cultura.

Na altura, Pedro Adão e Silva fez saber que as três cidades finalistas não escolhidas - Aveiro, Braga e Ponta Delgada - seriam, consecutivamente, Capital Portuguesa da Cultura.

A primeira edição decorreu em Aveiro em 2024, a segunda em Braga, em 2025, e Ponta Delgada, cidade localizada na ilha de São Miguel, foi a escolhida para este ano.

A iniciativa recuperou um projecto do começo do século, quando Coimbra e Faro foram capitais nacionais da cultura, em 2003 e 2005, respectivamente.