CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Ilustracao rawpixel.com em Freepik

ADENE e a Associação Portuguesa de Bancos assinam protocolo para promover financiamento sustentável

23 de fevereiro de 2024

A ADENE - Agência para a Energia e a Associação Portuguesa de Bancos (APB) assinam esta segunda-feira, 26 de Fevereiro, em Lisboa, um protocolo de cooperação que visa promover o financiamento sustentável em Portugal.

O protocolo prevê a partilha de informação sobre certificados energéticos de edifícios, o que permitirá às instituições financeiras aderentes avaliar melhor o risco de crédito associado a financiamentos para habitação e outros projectos imobiliários. As instituições financeiras, por seu lado, comprometem-se a disponibilizar dados agregados à ADENE sobre os créditos imobiliários que concedem para obras de renovação energética.

O compromisso entre a ADENE  e a APB vai permitir incentivar os bancos aderentes a oferecerem produtos e serviços financeiros mais sustentáveis, promover a transparência e o acesso à informação sobre a eficiência energética dos edifícios, e contribuir para a descarbonização da economia portuguesa.

O protocolo é um passo importante para o desenvolvimento de um mercado de financiamento sustentável em Portugal, contribuindo para os objectivos da Estratégia de Longo Prazo para a Renovação Energética dos Edifícios (ELPRE), que prevê a renovação energética de 35% dos edifícios existentes em Portugal até 2030.