CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

Cowork DeHouse, Porto

Volkswagen Digital Solutions chega ao Porto com escritório no espaço de cowork DeHouse

3 de abril de 2024

Hub tecnológico português do Grupo Alemão Volkswagen, chega ao Porto e instala-se no espaço de cowork DeHouse. O Volkswagen Digital Solutions (VWDS) é o hub tecnológico português que desenvolve as inovações de próxima geração do Grupo Volkswagen. A nova localização dispõe de 120 metros quadrados destinados à empresa tecnológica num escritório privado integrado no espaço cowork.

O hub tecnológico do Grupo alemão, Volkswagen Digital Solutions, composto por três tech units em Lisboa - CODE, SDC e MAN Digital Hub -, e anuncia assim a expansão para o Porto e abertura do primeiro escritório fora da capital na DeHouse. Foi devido à sua integração no ecossistema tecnológico no Porto que a Volkswagen Digital Solutions escolheu a rede de coworks como parceiro estratégico na expansão para o Norte. Tal como as suas localizações em Lisboa, a base da VWDS no Porto tem como princípio estar em geografias emblemáticas, centrais e de fácil acesso, para promover a mobilidade dos trabalhadores e o seu bem-estar no seu modelo híbrido de trabalho.

A DeHouse é uma operadora de coworks com presença em duas localizações no Porto, três em Braga e com planos de expansão para Lisboa ainda este ano. Com uma área total de cerca de 3000 m2, abriga actualmente aproximadamente 70 empresas e 700 clientes nos seus espaços.


"A presença da Volkswagen no Porto é um marco que destaca a sinergia entre grandes marcas globais e o espírito criativo dos nossos espaços, uma prova vibrante do potencial inovador da cidade”, explica Tiago Carvalho Araújo, Co-Founder of DeHouse & CEO at WorkIn. 

Para além do escritório central, o Porto ter sido reconhecido pela Time Out Global como a décima melhor cidade do mundo em termos de qualidade de vida e bem-estar, reforçou a vontade da VWDS de se expandir para a cidade Invicta. “A vinda de uma empresa do calibre da VW Digital Solutions para o Porto e para um espaço de escritórios no centro da cidade, é a demonstração dos resultados de uma estratégia de atração de investimento que não só acrescenta valor económico à cidade, como induz uma multifuncionalidade ocupacional até no centro da cidade”, refere Ricardo Valente, vereador do Pelouro da Economia, Emprego e Empreendedorismo / City Councillor for Economy, Employment and Entrepreneurship.

A VWDS desfrutará de um espaço privado dentro da DeHouse Trindade, com 30 postos de trabalho, suportados com modelo híbrido, e 120 metros quadrados, onde terá acesso a todos os serviços de um flex-office (escritório flexívele), apesar de ter um escritório privado. A aposta da tecnológica num conceito de espaço de cowork prevê que a integração na comunidade é uma mais-valia, pois proporciona oportunidades de criação de sinergias e colaboração com outras empresas tech presentes no ecossistema vibrante já existente. “A Volkswagen Digital Solutions quis meter o pé no pedal para acelarar a sua chegada ao Porto com o maior buzz possível, e apostar num espaço como a DeHouse, que está plenamente integrada na comunidade e envolvência tecnológica do Norte do país, foi a escolha estratégica da VWDS para chegar ao nosso público-alvo.” explica Albertina Soares, Porto Project Manager na Volkswagen Digital Solutions.

A equipa da VWDS que estará a norte é, para já, composta por 20 pessoas recolocadas nesta nova localização como “embaixadores” da marca e da cultura da empresa. Numa segunda fase, pretende-se a integração de novos elementos a partir do Porto, onde se pretende integrar o talento tecnológico do Norte. A tecnológica assegura também que todos os seus trabalhadores possam escolher onde trabalhar, tendo agora, num modelo híbrido, o Porto e três localizações em Lisboa como opções de local de trabalho. Em conjunto, as equipas em Lisboa e no Porto dedicam-se à criação de soluções tecnológicas para o Grupo Volkswagen, exportando a sua inovação e produtos para o mundo inteiro, o que se tem mostrado uma peça fundamental para desafiar o status quo de um grupo com mais de meio milhão de colaboradores espalhados pelo globo e um longo histórico fabril.