
Imagem cortesia United Airlines
United Airlines passa a ligar Nova Iorque a Faro em voo directo
É já amanhã, sábado, dia 17 de Maio, que o Aeroporto de Faro recebe o voo inaugural da nova ligação directa entre Nova Iorque/Newark e a capital algarvia, operado pela United Airlines. Este momento assinala não apenas o início de uma nova rota transatlântica, mas representa também um passo estratégico na aproximação do Algarve a um dos mercados internacionais com maior potencial de crescimento na região.
A ligação sazonal terá 4 voos por semana, de 17 de Maio a 23 de Setembro de 2025. O voo será realizado em aeronaves Boeing 757-200, com capacidade para 176 passageiros, incluindo 16 lugares na classe executiva United Polaris e 160 em classe económica, dos quais 42 são Economy Plus.
Os EUA são já o sétimo mercado externo mais relevante para o Algarve, registando uma procura crescente sustentada desde a pandemia. No ano passado, embora ainda sem ligações directas, os turistas norte-americanos ultrapassaram as 500 mil dormidas na região, alcançaram um crescimento de 13% face a 2023. O número de hóspedes também teve uma evolução positiva, alcançando quase os 200 mil visitantes – um aumento de 10,5% comparativamente ao ano anterior.
Segundo a Associação de Turismo do Algarve (ATA), a “concretização desta ligação directa é fruto de um trabalho contínuo e estruturado levado a cabo pelo Turismo do Algarve, em articulação com diversos parceiros institucionais, e insere-se num plano de promoção externa mais alargado que tem vindo a ser intensificado nos mercados dos Estados Unidos e Canadá desde o início de 2024, como forma de capitalizar este aumento de procura”.
Só este ano foram já realizadas cerca de uma dezena de acções especificamente dirigidas ao mercado norte-americano, com o objectivo de reforçar a notoriedade e a atractividade do Algarve, estimular a procura pelo destino e fomentar a sustentabilidade das actuais e outras futuras ligações aéreas entre os EUA e o Algarve - adianta a ATA no seu comunicado.
Pela sua dimensão, perfil de viajantes e elevado potencial de crescimento, o mercado norte-americano vai continuar a merecer um olhar atento e uma estratégia alinhada com a ambição do Algarve enquanto destino turístico global. "Queremos posicionar o Algarve como uma referência no imaginário dos viajantes que procuram um destino europeu com identidade própria, autenticidade e uma oferta qualificada. Vemos assim esta nova ligação aérea como um novo capítulo de oportunidades para a região, que queremos escrever com consistência e visão de futuro", afirma André Gomes, presidente do Turismo do Algarve.