CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Património Religioso de Setúbal em livro

30 de abril de 2021

A Câmara Municipal de Setúbal apresentou ontem, ao final da tarde, no Convento de Jesus, uma obra que “ajuda a descobrir a riqueza singular do património religioso do concelho, ao proporcionar um roteiro por igrejas, conventos, capelas e ermidas”.

Em mais de uma centena de páginas, o livro Património Religioso de Setúbal partilha, em português, inglês e francês, factos e curiosidades históricas que permitem embarcar numa viagem de enriquecimento cultural pelos mais variados monumentos religiosos.

"Contar o que esteve na origem destas casas sagradas, o que determinou as suas configurações arquitectónicas e o que contêm é, acima de tudo, um meio para preservar e dar a conhecer uma memória urbana colectiva", afirmou a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira (CDU).

 

Estimular a preservação do Património

A autarca reforçou que "foram as igrejas, capelas e ermidas que determinaram, em muito boa parte, o crescimento urbano da cidade e do concelho e até a composição social das áreas em que foram construídas".

De Setúbal a Azeitão, são mais de três dezenas igrejas, capelas, conventos e recolhimentos que podem ser apreciados com a ajuda deste guia, o qual contém, além de imagens e descrições sobre este património, informações com a localização de cada um destes locais, graças a um grande suporte de plantas.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal realçou, igualmente, que o livro Património Religioso de Setúbal - Roteiro de Igrejas, Capelas e Conventos cumpre ainda o objectivo de, "por esta via, estimular a permanente e vigilante salvaguarda de tão importante legado patrimonial".

O bispo de Setúbal enalteceu a celebração de um protocolo de colaboração entre a Diocese e a Câmara Municipal, o qual permite, por exemplo a realização de pequenos eventos culturais na Igreja do Convento de Jesus, tornando-os "mais vivos" e abertos à comunidade.