CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Mais de metade dos empréstimos das empresas de alojamento e restauração está em moratória

1 de setembro de 2021

Em Julho, 55,3% dos empréstimos concedidos às empresas do sector do alojamento e restauração encontravam-se em moratória, a maior percentagem entre os vários sectores de actividade económica.

A AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal recorda que, na ausência de autorização europeia para a sua prorrogação, as moratórias bancárias irão terminar a 30 de Setembro, "trazendo dificuldades acrescidas às nossas actividades numa fase em que ainda não estão preparadas para retomar todas as suas obrigações financeiras".

De recordar que os números revelados são provenientes do Banco de Portugal, que divulgou a informação estatística sobre os empréstimos abrangidos por moratórias, relativa a Julho de 2021. O montante global de empréstimos abrangidos por moratórias era de 36,8 mil milhões de euros, menos 0,7 mil milhões do que em Junho.

Esta variação resulta do decréscimo tanto dos empréstimos concedidos a particulares como a sociedades não financeiras, que diminuíram 0,2 e 0,5 mil milhões de euros, respectivamente. Os empréstimos das sociedades não financeiras em moratória decresceram em todos os setores de actividade, totalizando, no final de Julho, 21,8 mil milhões de euros.