CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Hotel e escritórios no mesmo edifício, uma oportunidade para a hotelaria e empresas

30 de setembro de 2020

Perante a quebra no turismo devido à pandemia da Covid-19, os hotéis, sobretudo os urbanos, começam a ver uma oportunidade, adaptando as suas instalações físicas e infraestruturas tecnológicas disponibilizando espaços de reuniões e escritórios às empresas.

Assim, oferecem a possibilidade de empresas usufruírem dos seus espaços como um escritório, para além de continuarem a disponibilizar quartos para dormidas, recorrendo assim a um modelo híbrido (escritório/hotel).

De acordo com o relatório da consultora imobiliária Worx, a rede de hotéis holandesa Zoku foi pioneira neste conceito de hotel híbrido, centrando a sua estratégia na combinação de espaços de trabalho flexíveis e dormidas, fórmula que tem tido bastante sucesso nos últimos anos (desde 2015).

Assim, é previsível que exista um número crescente de hotéis urbanos a promoverem a combinação de escritório/hotel no curto prazo. Outro exemplo é a B&B Hotels que tomou medidas e começou a alugar alguns quartos como escritórios nos seus 33 hotéis em Espanha e quatro em Portugal, suprindo a necessidade das empresas encontrarem um local de trabalho tranquilo e confortável com uma rede Wi-Fi que permita a realização de reuniões e videoconferências a um preço acessível (19 euros/dia, das 9:00 às 19:00).

Apesar das grandes empresas de gestão de espaços de trabalho flexíveis e coworking oferecerem a possibilidade de arrendamento por dia, o seu modelo de negócio é lucrativo tendo por base os arrendamentos semanais ou por períodos ainda mais longos. Portanto, estes hotéis híbridos vieram apenas suprir a necessidade de escritórios por hora ou dia, opção que actualmente tem uma oferta muito limitada e procura cada vez mais crescente. Desta forma, as empresas podem reduzir os custos ao utilizar estes espaços de forma flexível, complementando com o teletrabalho.

"Para além dos baixos custos, a atractividade deste modelo baseia-se na flexibilidade do dia-a-dia, oferecendo uma experiência de hospitalidade com atendimento personalizado e de alta qualidade, assim como um ambiente inspirador e dinâmico com presença internacional", conclui o relatório da Worx.